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TRT vai implantar Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Portfólio de TIC

Projetos e demandas de TIC devem observar a nova metodologia
publicado: 31/08/2016 08h24 última modificação: 30/09/2016 10h26

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) finalizou os trabalhos para implantação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Portfólio de TIC.

A partir da oficialização desse trabalhos por meio de Ato da presidência, todos os projetos de TIC, os quais só serão admitidos por meio de Documento de Oficialização de Demanda (DODs) ou demandas previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) e demais planejamentos de TIC, deverão observar a metodologia mencionada, cujo manual, fluxo e artefatos encontram-se disponíveis no Portal da Governança de TIC, na seção Escritório de Processos, item Processo de Gerenciamento de Projetos e Portfólio de TIC no endereço eletrônico a seguir:

(https://www.trt13.jus.br/institucional/governanca/projetos-e-servicos/processos-de-tic/gerenciamento-de-projetos-e-portfolio-de-tic/gerenciamento-de-projetos-e-portfolio-de-tic).

O trabalho realizado é fruto da consultoria realizada pela empresa Intelit – Processos Inteligentes, com recursos descentralizados do CSJT.

A equipe local responsável pelo desenvolvimento do projeto foi constituída pelos servidores Ronaldo Farias, patrocinador do projeto, Daniel Nunes Barbosa, Luís Fabiano Saldanha Bandeira, Rodrigo Cartaxo Marques Duarte, Rogério Nunes Silva e Samuelson Wagner de Araújo e Silva, gestores do processo, Marcelo Luís Machado Moura, fiscal técnico e especialista na formatação da metodologia ora apresentada, e Wagner de Sousa Porto, responsável pelo Escritório de Processos de TIC.

A Setic está à disposição para esclarecimento de dúvidas e prestação de auxílio na elaboração dos documentos e seguimento dos fluxos previstos nos processos de gestão dos projetos de TIC.

DOD – Documento de Oficialização de Demanda. Documento a ser preenchido pelos servidores do TRT ao solicitarem à SETIC bens, serviços ou projetos de TIC, tais como aquisições de softwares e equipamentos ou projetos de desenvolvimento de sistemas, etc.

PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação. Planejamento bianual realizado pela Comissão Permanente de Informática a fim de definir qual a prioridade de execução das demandas requeridas à Secretaria de Tecnologia da Informação. Todas as solicitações dos usuários relativas a atividades tais como compras de computadores e impressoras e desenvolvimento de sistemas etc., são priorizadas e escalonadas para execução nesse planejamento.