Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 10 > TRT inaugura Centro do Saber e da Cultura nesta quinta, dia 27
Conteúdo

Notícias

TRT inaugura Centro do Saber e da Cultura nesta quinta, dia 27

Unidade comporá a Escola Judicial, a Biblioteca e o Memorial da Justiça do Trabalho
publicado: 27/10/2016 09h29 última modificação: 27/10/2016 09h29

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) vai inaugurar às 15h30 desta quinta-feira (27), o Centro do Saber e da Cultura da Justiça do Trabalho (CSC-JT). O complexo vai abrigar a Escola Judicial (EJud13), a biblioteca Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho e o Memorial da Justiça do Trabalho e está localizado na avenida Dom Pedro I, no centro de João Pessoa. O ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Renato de Lacerda Paiva participará do evento como palestrante. O presidente do Regional, desembargador Ubiratan Delgado, já emitiu convites para a solenidade de inauguração.

O prédio com dois andares, onde estava instalada a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), ligada ao Serviço de Documentação e Arquivo, foi reformado e ganhou uma sala de reuniões, um auditório com capacidade para 90 pessoas e uma sala de treinamento. Todo a estrutura foi adaptada conforme determina a Lei de Acessibilidade, com estacionamento, rampas e banheiros para portadores de deficiências.

A Escola

A Escola Judicial do TRT, dirigida pelo desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, é a responsável pela preparação, formação, treinamento, aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação de magistrados e servidores. Realiza cursos regulares e tem, entre outras funções, a de promover atividades de ensino e pesquisa, dirigir e editar a Revista do Tribunal e fazer intercâmbio com outras escolas assemelhadas. Agora, com sede própria, a escola poderá desenvolver seu trabalho com mais estrutura.

O Memorial

O Memorial da Justiça do Trabalho na Paraíba, órgão subordinado ao Serviço de Documentação e Arquivo promove a conservação, preservação e restauração de todo o acervo histórico, garantindo a gerações futuras o resgate da memória da Justiça Trabalhista. Lá se encontra o acervo histórico da Justiça do Trabalho.

O espaço dedicado ao Memorial no Centro do Saber e da Cultura permitirá não apenas a exposição do acervo histórico, mas a oportunidade do desenvolvimento de atividades culturais.

A Biblioteca

A Biblioteca do TRT, vinculada ao Serviço de Documentação e Arquivo (SDA), foi criada em 1985 e recebeu o nome de Sociólogo Odilon Ribeiro Coutinho. Possui atualmente um acervo de mais de 10 mil livros. São, em sua maioria, obras jurídicas com ênfase ao direito do trabalho e servem como fonte de pesquisa e conhecimento para servidores, magistrados e a comunidade. Com a localização no centro da cidade, vai atender, além de juízes e servidores, a comunidade, principalmente operadores do Direito.

O Centro

O Centro do Saber e da Cultura da Justiça do Trabalho será aberto ao público de segunda a sexta-feira, no horário de expediente.