Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 11 > Semana Nacional da Conciliação ocorre no Nucon e Varas

Notícias

Semana Nacional da Conciliação ocorre no Nucon e Varas

Até sexta (25) o TRT priorizará as audiências para tentativa de acordo

Ações do documento

A Semana Nacional da Conciliação começou ontem (21) e está movimentando toda a Justiça do Trabalho da Paraíba. Diversas audiências para tentativas de acordos foram agendadas tanto nas Varas do Trabalho, quanto no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos – Nucon, graças a um trabalho prévio de conscientização junto aos advogados e partes. O movimento vai até sexta (25) e a ideia é conciliar o máximo de processos.

O evento tem como objetivo reforçar a ideia de que a conciliação é uma forma pacífica de solução de conflitos, rápida e eficaz. Este ano, a Semana Nacional da Conciliação tem como conceito “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

É a 11ª edição da mobilização nacional, que é promovida anualmente pelo Poder Judiciário para buscar soluções alternativas aos conflitos apresentados à Justiça. Assim como a mediação, a conciliação é orientada pela Resolução nº 125/2010, do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Os acordos podem ser feitos nas próprias Varas, como também no Nucon ou nos gabinetes dos Desembargadores. No Núcleo, as juízas Ana Paula Cabral (supervisora) e Flávia Roberta Farias da Costa Assunção estão presidindo as audiências.