Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 11 > Lançado livro de juíza do trabalho que aborda Conciliação Humanista
Conteúdo

Notícias

Lançado livro de juíza do trabalho que aborda Conciliação Humanista

Solenidade aconteceu em João Pessoa
publicado: 28/11/2017 08h03 última modificação: 28/11/2017 08h24

Foi lançado nesta segunda-feira (27) o livro “Conciliação Humanista – uma proposta de metodologia de resolução de conflitos”, de autoria da juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, no auditório da Universidade Unifuturo, localizado no Shopping Tambiá. O lançamento aconteceu logo após a abertura oficial da XII Semana Nacional da Conciliação.

Segundo a autora, o livro traz uma metodologia para a conciliação. “Eu costumo dizer que a conciliação nasceu com o novo CPC aqui no Brasil. Antes havia uma confusão entre mediação e conciliação. Nós, que somos magistrados, que praticamos a conciliação, sabemos que ela tem uma característica própria, é bem particular e peculiar, diferente da mediação. Este livro vem trazer alguns olhares; claro que é o início, a ponta de um grande iceberg e espero que desperte interesse para estudos, pesquisa e aprofundamento do tema. É uma metodologia nova e específica para a conciliação, que habilita o conciliador como o facilitador do diálogo”, disse.

O desembargador Sérgio Torres, do Tribunal do Trabalho de Pernambuco (6ª Região), que escreveu o prefácio do livro, esteve na solenidade de lançamento. “O trabalho é muito bem feito e aborda um tema que eu considero muito importante, envolvendo uma forma alternativa àquela tradicional jurisdição contenciosa de imposição com a decisão ao conflito. Nayara trabalha muito bem as vantagens da conciliação humanista e este trabalho pode enriquecer não apenas a atuação do trabalho profissional dos advogados e ajudar na solução de conflitos no âmbito das relações do trabalho, mas será muito importante para os juízes”, disse.

O juiz André Machado falou em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho, destacando a importância do Trabalho. O magistrado falou, também, da importância da Justiça do Trabalho. “Esse é um momento para falarmos da nossa Justiça do Trabalho, de mostrar ao povo brasileiro a importância fundamental da Justiça Trabalhista”, destacou.

Falou na solenidade, ainda, o reitor da Unifuturo, Ricardo Monteiro, enfatizando o contentamento da universidade em sediar o lançamento da obra. No lançamento do livro, a presença de muitos juízes, servidores da Justiça do Trabalho, amigos e familiares de Nayara Sousa. Três ex-presidentes do TRT13, os desembargadores Afranio Melo, Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega e Ana Maria Madruga.