Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 02 > Juiz da Vara do Trabalho de Sousa realiza audiência volante via Whatsapp
Conteúdo

Notícias

Juiz da Vara do Trabalho de Sousa realiza audiência volante via Whatsapp

Chamada de vídeo integra ferramentas de acesso à Justiça
publicado: 22/02/2018 15h51 última modificação: 22/02/2018 15h51

O juiz Paulo Roberto Vieira Rocha, titular da Vara do Trabalho de Sousa, realizou audiência utilizando o aplicativo Whatsapp, que resultou em um acordo no valor de R$ 6 mil, no processo 0001048-77.2017.5.13.0012. De acordo com o magistrado, “ampliar o acesso do cidadão à Justiça. Essa é a razão de ser do Projeto Audiência Volante”. O projeto é realizado pela Vara do Trabalho de Sousa e previsto na Resolução Administrativa 122/2015.

A audiência, envolvendo a empresa M B P Bezerra Confecções – ME foi realizada no Fórum Eleitoral do município de Pombal, em caráter experimental, via chamada de vídeo pelo aplicativo Whatsapp, para a cidade de Brasília-DF, local onde reside a reclamada em uma ação trabalhista.

“A parte autora mora em Pombal, o que gerou benefícios para ambas as partes, pois a autora não precisou se deslocar para o município de Sousa (PB) e a demandada, que é de pequeno porte, não precisou de deslocar de Brasília para a Paraíba. Houve homologação de acordo entre as partes”, disse o juiz Paulo Roberto Vieira Rocha, que realizou a audiência com o servidor Rafael Galdino Maia.

Na audiência ficou decidido que o valor deverá ser pago em três parcelas. No caso do atraso de qualquer uma das parcelas, será aplicado o percentual de 50% de multa sobre o valor total do acordo.

Elogios

A advogada da reclamante, Flaviana Pereira Carneiro, elogiou a iniciativa do juízo, a qual considerou da maior importância para a Justiça do Trabalho da 13ª Região.

Já a defensora da reclamada, Érika Fuchida, agradeceu pela compreensão e pela sensibilidade do juízo, que se utilizou da tecnologia para o benefício das partes.

A realização de videoconferências em conciliações está prevista na Lei 13.140/2015 (Lei de Mediação), em seu art. 46, bem como no Novo Código de Processo Civil.