Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 02 > Laudo da Prefeitura de João Pessoa determina retirada de árvore no TRT
Conteúdo

Notícias

Laudo da Prefeitura de João Pessoa determina retirada de árvore no TRT

Cupins e fungos estão provocando ressecamento e árvore pode tombar
publicado: 01/02/2018 11h49 última modificação: 01/02/2018 14h09

Uma árvore da espécie Cassea Brasil (Andeanthera pavonina), plantada na área externa do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) será retirada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Um laudo técnico elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) atestou que a árvore está infestada de cupins de solo e fungos, possui declividade acentuada e copa desequilibrada. Além disso, está danificando, por entupimento, o sistema de esgoto do prédio do Tribunal.

O laudo da Semam foi enviado para a Secretaria Administrativa do TRT, após estudos fitossanitários, fisiológicos e de estrutura na árvore. A retirada da espécie acontecerá às 8h deste domingo (4). A solicitação da vistoria foi feita pelo Núcleo de Engenharia e Manutenção do Tribunal (Nema), seguindo orientação da Coordenadoria de Segurança e Transportes.

A retirada da árvore, que está apresentando deficiências nutricionais e raízes com apodrecimento aparente e caule com aspecto de rachaduras em torno de 60%, será realizada em uma ação conjunta da Prefeitura com a Coordenação de Segurança e Transportes do Regional.

Acidente

Há algumas semanas, um galho da árvore caiu, rompeu a cerca elétrica e danificou uma motocicleta que estava no estacionamento do Regional. Parte do estacionamento foi interditada, já que existe a possibilidade de queda da árvore ou de outros galhos.

Plantio de nova árvore

Por orientação da Semam, a direção do TRT vai plantar uma espécie nativa da Mata Atlântica ou exótica, adaptadas a região nordeste e adequada ao espaço físico do imóvel, observando os critérios técnicos da arborização urbana, adotados pela secretaria. Apresentou como sugestões as espécies Aroeira da Praia, Algodão do Brejo, Cassia Chuva de Ouro, Pau ferro/Jucá, Sibipiruna, Perobinha ou Felícia.

Clique aqui para ver o laudo técnico da Prefeitura de João Pessoa