Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > novembro > Encerramento: Seminário abordou doenças no trabalho e terceirização
Conteúdo

Notícias

Encerramento: Seminário abordou doenças no trabalho e terceirização

O evento foi uma ação dos programas Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à aprendizagem.
publicado: 13/11/2018 12h14 última modificação: 13/11/2018 13h08

Com o tema Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação, o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) reuniu na semana passada em um seminário grandes especialistas de várias regiões do Brasil. O evento foi uma ação dos programas Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à aprendizagem.

A palestra do desembargador Sebastião Oliveira, do Tribunal do Trabalho de Minas Gerais, recebeu o mesmo título do seminário. “Ainda temos comportamentos do século XVIII em muitas empresas instituições. Hoje em dia, a valorização do trabalho humano e o respeito à dignidade do trabalhador são conceitos jurídicos que se desenvolveram muito e não se tolera mais esse tipo de comportamento. O antigo ditado manda quem pode e obedece quem tem juízo continua permeando muitas relações de trabalho e em muitas ocasiões servem a chefes agressivos, que humilham, perseguem e descriminam seus subordinados”, disse o desembargador. Segundo ele, essas atitudes têm gerado nos locais de trabalho muitas situações de adoecimento, de revolta, de desistência do próprio trabalho e muitas ações na Justiça do Trabalho para corrigir os equívocos.

Abertura

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente e corregedor do TRT da Paraíba, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. No evento, a juíza Lilian Leal lançou a nova campanha do TRT, onde o grupo de forró Os Gonzagas, o cantor Kevin Ndjana e os servidores do Tribunal, Carlinhos Telles e Karla Leitão gravaram vídeos de apoio ao combate ao trabalho infantil na Paraíba. A campanha estará em todas as redes sociais do Regional.

O grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT fez uma apresentação abordando o tema “Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação”. A Orquestra de Cordas do projeto Ação Social pela Música, da Prefeitura de João Pessoa fez uma apresentação na abertura e emocionou os participantes.

O programa Trabalho Seguro tem como gestores os juízes André Machado Cavalcanti e Mirella Cahú Arcoverde. Já o programa de Combate ao Trabalho Infantil tem como gestores na Paraíba o desembargador Thiago de Oliveira Andrade e a juíza Maria Lílian Leal de Souza.