Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > outubro > Encontro mostra evolução do TRT na gestão de processos
Conteúdo

Notícias

Encontro mostra evolução do TRT na gestão de processos

Evento também recebeu a Reunião de Avaliação Estratégica do Regional
publicado: 18/10/2018 16h16 última modificação: 18/10/2018 16h16

Estamos encerrando o biênio administrativo com uma melhora real na gestão de processos. A afirmação é do desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, vice-presidente e corregedor do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) feita no III Encontro de Gestão de Processos, realizado na Escola Judicial (EJud).

Segundo o desembargador, o Regional paraibano é um dos tribunais mais avançados na democratização das ferramentas de gestão. “Melhoramos nossos indicadores porque estamos trabalhando melhor, mesmo com a redução de mão de obra, já que muitos servidores se aposentaram nos últimos dois anos”, afirmou. O Encontro de Gestão de Processos reuniu juízes e servidores focando a gestão judiciária e administrativa, buscando cada vez mais eficiência na prestação jurisdicional, principal missão da instituição.

Na programação, a realização da 3ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) de 2018, apresentada pelo vice-presidente e pelo servidor Max Frederico Feitosa Guedes Pereira, da Assessoria de Gestão Estratégica. A RAE avalia a execução das ações para o alcance dos objetivos que constam do Planejamento Estratégico do TRT13, elaborado para o período 2015 a 2020. “Estamos concluindo o segundo biênio do Planejamento Estratégico da nossa instituição e de uma forma história, com a reunião conduzida pela alta administração do TRT 13, no caso o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro”, destacou.

Na RAE, os servidores, gestores das unidades responsáveis pelo acompanhamento do respectivo objetivo estratégico apresentaram as metas e os indicadores do Planejamento Estratégico em ações que impactaram negativa ou positivamente.

Abertura­

O encontro teve a participação do desembargador Leonardo Trajano, do juiz Auxiliar da Presidência, Marcello Maia, de juízes, de gestores do Regional e de servidores representando as Varas do Trabalho do estado. A abertura foi feita pelo juiz Adriano Dantas, auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria.

O servidor Agenor da Costa Júnior, da AGE, apresentou o Hórus/iGEST. No ano de 2016 o TRT da Paraíba cedeu ao Regional trabalhista do Pará o sistema Hórus. No regional paraense, o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGEST) foi incorporado à ferramenta Hórus, facilitando o acompanhamento do desemprenho das unidades judiciárias em tempo real.

O IGEST é uma ferramenta que sintetiza 5 meso indicadores: acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das Varas do Trabalho do país. É o IGEST que permite identificar as Varas do Trabalho com bom desempenho e extrair delas as boas práticas que levaram a esses resultados e, por outro lado, verificar quais são aquelas que merecem mais atenção.

WIKIVT

No período da tarde a juíza Lúcia Zimmermann (TRT Campinas – 15ª Região) apresentou a palestra "WikiVT: da concepção à implementação. O WikiVT surgiu em reuniões periódicas dos secretários de corregedorias do TRTs, tendo como base a Wiki criada pelo Tribunal Superior do Trabalho para o e-Gestão e a Wiki da Justiça do Trabalho mato-grossense, que traz uma série de informações acerca das tarefas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A ferramenta é, na verdade, um fluxograma de processo de trabalho, desenvolvido em ambiente virtual wiki, cujo conteúdo pode ser editado por múltiplos usuários, adicionado às regras de negócio, de e-gestão, de PJe, de legislação e ainda de sugestões de modelos de documentos e minutas de despachos.

Oficinas

O III Encontro de Gestão de Processos prossegue nesta sexta-feira (18) com uma oficina que tem como tema “Aprenda a compartilhar o que você faz de melhor para conquistar o mundo”, explorando de maneira bem prática a WikiVT. A oficina será conduzida por Vlademir Nei Suato, secretário da Corregedoria do TRT15 (Campinas) e por Adilson Sérgio Bertolo Júnior, servidor da área técnica da Secretaria da Corregedoria também do TRT de Campinas.