Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > outubro > Servidor do TRT participa de evento sobre Governança e apresenta painel no TCE
Conteúdo

Notícias

Servidor do TRT participa de evento sobre Governança e apresenta painel no TCE

Assessor de Gestão Estratégica falou sobre o Índice de Governança Institucional – IGOV
publicado: 18/10/2018 10h32 última modificação: 19/10/2018 07h55

Liderança, estratégia e comunicação. Foram esses os três segmentos do Índice de Governança Institucional (IGOV) abordados pelo assessor de Gestão Estratégica do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Max Frederico Feitosa Guedes Pereira durante apresentação de um painel na 1ª Edição do evento “Governança e Gestão das Contratações: Encontro com o Controle Externo”. O evento foi organizado pelo Tribunal de Contas da União e aconteceu no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Em sua apresentação, Max Frederico falou sobre o índice de 71% que o TRT da Paraíba alcançou no último questionário aplicado pelo TCU. “Esse índice colocou o TRT13 na categoria de governança institucional Aprimorada”, disse o assessor. Segundo ele, o IGOV faz parte do Planejamento Estratégico do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), no qual o TRT-PB é o único entre os demais regionais trabalhistas que atingiu a categoria Aprimorado.

No diálogo com o público, Max Frederico detalhou alguns instrumentos de Governança aplicados no Regional paraibano. Citou o Planejamento Estratégico Institucional, que contem, além do IGOV, outros indicadores do Tribunal de Contas da União (TCU) como iGOVTI e iGOV Pessoas.

Destacou também as Gestões dos Projetos, dos Processos, Judiciária, Administrativa, Socioambiental, de Riscos, de Pessoas, de Contratações, dos Contratos e Gestão do Plano de Obras, mostrando o conjunto que compõe a Governança Institucional do TRT-PB.

Abertura

Após a abertura do evento, feita pelo presidente do TCE, conselheiro André Carlos Torres Pontes, que falou do objetivo e importância do evento, o Secretário de Controle Externo do TCU na Paraíba, Márcio Fernando Sueth cumprimentou o público e anunciou os palestrantes. Em seguida o Secretaria de Controle Externo das Aquisições Logísticas (Selog), do TCU Ítalo Pinheiro de Albuquerque Figueiredo fez palestra sobre “Levantamento de Governança e Gestão dos Contratos.

Debates

Ao final do evento, os palestrantes formaram uma mesa de debates, onde o secretário de Controle Externo do TCU na Paraíba, Márcio Fernando Sueth Silva participou como mediador. Max Frederico e Ítalo Figueiredo responderam algumas perguntas feitas pelo público presente.

O evento teve como objetivo compartilhar, discutir e disseminar boas práticas de governança e gestão das contratações de órgãos e entidades locais, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Teve como público-alvo gestores em nível de direção e/ou assessoramento superior, bem como demais integrantes com perfil profissional relacionado ao tema, como pregoeiros e fiscais de contrato.