Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 03 > Projeto Sexta-Feira começou a debater Governança no Setor Público

Notícias

Projeto Sexta-Feira começou a debater Governança no Setor Público

Mais três módulos serão apresentados até o mês de junho

Ações do documento

A governança é um conjunto de princípios de eficiência. É uma prática moderna, contemporânea e que deve ser adotada seja em instituições públicas, seja em empresas privadas e corporações. Com essa afirmação, o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, abriu nesta quinta-feira (21) a edição do Projeto Sexta-Feira, que tem como tema para este semestre Governança no Setor Público.

Na palestra, o desembargador mostrou como Governança é hoje um termo universal e que no setor público, quando aplicada, deve tornar visível ao público externo o que faz a instituição, como faz e porque faz. “A governança é o novo modo de pensar da sociedade e o resultado de sua aplicação deve mostrar que a instituição é eficiente e que os recursos são bem utilizados”, disse.

Segundo o desembarga, o Projeto Sexta-Feira é um dos grandes patrimônios que o TRT dispõe, que visa uma formação plural dos magistrados e servidores. “A Secretaria de Gestão de Pessoas, responsável pelo projeto, foi muito feliz quando escolheu a Governança no Setor Público para discussão neste semestre, tema que está cada vez mais presente no nosso dia a dia”, afirmou o presidente do TRT.

O Projeto Sexta-Feira está completando 15 anos agora em 2019 e uma agradável coincidência ficou marcada na retomada das palestras. O desembargador Wolney Cordeiro foi o primeiro palestrante do quando da criação do projeto, no ano de 2004.

Divisão em módulos

O vice-presidente e corregedor, desembargador Leonardo Trajano, e o ouvidor do TRT13, desembargador Edvaldo de Andrade, participaram da edição do projeto, que teve o primeiro módulo apresentado, excepcionalmente, nesta quinta-feira.

O Projeto Sexta-Feira terá mais três módulos ainda neste semestre. No dia 26 de abril, o tema será Gestão e Governança no TRT13, apresentado pelo servidor Max Frederico Guedes Pereira, assessor de gestão estratégica do Regional. No dia 31 de maio, vai tratar de Governança de TI no TRT13, com a apresentação de Rodrigo Cartaxo, diretor da Setic e do servidor Samuelson Wagner Araújo, chefe do Núcleo de Governança e Gestão de TI do Tribunal paraibano.

O quarto e último módulo do Projeto Sexta-Feira neste semestre será apresentado pelo secretário do Tribunal de Contas da União na Paraíba, Marcio Fernando Sueth. O tema será Dez Passos para uma Boa Governança.