Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 06 > TRT leva projeto ao município de São Bento
Conteúdo

Notícias

TRT leva projeto ao município de São Bento

Propósito é fortalecer a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente
publicado: 17/06/2019 12h27 última modificação: 17/06/2019 13h17

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) iniciou pelo sertão da Paraíba a execução do projeto estratégico Fortalecer a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na última quinta-feira (13), o servidor Wilson Quirino, gestor do projeto e servidor da Assessoria de Gestão Estratégica, ministrou uma palestra na cidade de São Bento, que contou com a presença de conselheiros tutelares também de Brejo do Cruz, Paulista, São José de Espinhares e Riacho dos Cavalos, para orientar os gestores públicos sobre a importância de fortalecer órgãos como Conselhos Tutelares e Conselhos de Direito que são os responsáveis pela política de atendimento às crianças e aos adolescentes da região.

Agregando conhecimento

A escolha do município de São Bento para dar início ao projeto deveu-se, segundo Wilson Quirino, pelo critério regional que visou contemplar o sertão, litoral e o cariri paraibano e, sobretudo, alcançar os municípios onde os gestores têm interesse em agregar conhecimento.

Ele reconheceu que a Prefeitura de São Bento demonstrou bastante interesse, por isso foi o primeiro a receber o projeto. Sobrado será o próximo município, no mês de julho e o terceiro encontro acontecerá, possivelmente no mês de agosto, na cidade de Cabaceiras.

O projeto será encerrado no final deste ano com realização de um seminário em João Pessoa, onde todos os conselheiros do Estado serão convidados a fazer uma avaliação das suas ações.

Responsabilidade de todos

Waleska Dantas, secretária municipal do Desenvolvimento Humano de São Bento, agradeceu ao TRT13 pela iniciativa do evento escolhendo São Bento como a primeira cidade da Paraíba a ter a oportunidade de debater essa questão. A secretária revelou que desde 2017, a prefeitura realiza diálogo permanente no que se refere ao combate à violência, da garantia do direito e do fortalecimento da rede de proteção. “No entanto, o mais importante é levar essas discussões para a população mostrando qual é a responsabilidade que temos enquanto agente público, mas da sociedade em toda esse contexto. Porque as pessoas ainda acham que a responsabilidade é apenas do poder público”, disse.

No que se refere ao trabalho infantil, Waleska Dantas, que faz parte da cultura de São Bento, disse que o alto índice de crianças que trabalham é pelo temor que os pais têm de que seus filhos estejam vulneráveis à violência e à exposição das drogas que cresce assustadoramente. “A rede de proteção a essas crianças, precisa estar mais articulada para dar segurança à família, de que o certo é manter a criança na escola e sendo criança”, orienta.

Gratidão ao TRT13

Roberto Diniz é o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do município de São Bento. Sobre o evento, ele disse que “este dia marca um momento importante na discussão das políticas voltadas para crianças e adolescentes, porque reforça a nossa luta no combate ao trabalho infantil na nossa cidade”.

O presidente do CMDCA acredita que a partir desta palestra, promovida pelo TRT13, o sistema de garantia de direito e as pessoas que estiveram na palestra certamente estarão mais comprometidas na certeza de que quanto mais conhecimento, mais luta, mais emprenho.

Esta palestra veio fortalecer o sistema de garantia de direito, a rede de proteção para este grupo de pessoas, Queremos agradecer ao prefeito Jaques Lúcio da Silva Júnior acatou prontamente a disponibilidade do Tribunal do Trabalho da Paraíba para a realização deste evento”, ressaltou.

Parcerias TRT e Prefeitura

A coordenadora da Proteção Especial do Município de São Bento, Faciene Nóbrega, parabenizou a iniciativa do Regional paraibano e agradeceu pelo interesse de, juntamente ao CMDCA e os Conselhos Tutelares da cidade e da região, em capacitar a equipe da assistência. A coordenadora acredita que a partir dessa palestra, todos os envolvidos terão ainda mais, no desenvolvimento de suas atividades o que é a proteção da criança e do adolescente para que executem com maestria suas funções.

Essa parceria da prefeitura de São Bento com o TRT da Paraíba foi fundamental porque nos mandou um representante capacitado e que trouxe seus conhecimentos pra os gestores do nosso município”, finalizou.

“A parceria da prefeitura de São Bento com o TRT foi fundamental, porque trouxe conhecimentos pra os gestores do nosso município”, disse Faciene Nóbrega.

Satva Costa