Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 09 > Jornada da Saúde é encerrada com atividades no Fórum de João Pessoa

Notícias

Jornada da Saúde é encerrada com atividades no Fórum de João Pessoa

Atividades aconteceram na sede do TRT e no Fórum da Capital

Ações do documento

publicado: 19/09/2019 09h46 última modificação: 19/09/2019 09h46

Depois de uma série de atividades voltadas ao bem-estar dos magistrados e servidores ocorridas na sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), foi encerrada nesta quarta-feira (18) no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, a Jornada de Saúde. O evento teve início na terça-feira (17), com abertura feita pelo desembargador Wolney Macedo, presidente do TRT.

Uma programação especial criada pelo Núcleo de Saúde movimentou a sede e o Fórum com palestras, atendimento oftalmológico, avaliação nutricional e limpeza de pele com maquiagem. O desembargador presidente elogiou o evento e disse que as ações foram realizadas com recursos do Tribunal e parcerias com segmentos da sociedade.

“A gama de atividades reflete a pujança e o trabalho realizado por esse pequeno e operoso núcleo de profissionais ligados à saúde do nosso tribunal”, disse Wolney Macedo, lembrando que é impecável o trabalho de prevenção e de difusão de conhecimento aplicado aos magistrados e servidores.

No Fórum a Jornada foi aberta pelo juiz Juarez Duarte, vice-diretor, e encerrada pelo juiz auxiliar da presidência, Adriano Dantas, que agradeceu as presenças e saudou o Nusa pelo sucesso do evento. O diretor do Núcleo de Saúde (Nusa), Henrique Marcolino, agradeceu ao presidente Wolney Cordeiro o pleno e irrestrito apoio a Jornada e disse que “o evento foi coroado com êxito, pela qualidade e quantidade de serviços oferecidos na sede e no Fórum”.

Parcerias

A Jornada contou com a parceria do Hospital Visão que realizou atendimentos de triagem sobre glaucoma e olho seco, pela oftalmologista Gabriela César Vieira Diniz Leal e com o apoio da Faculdade Unissau, que realizou avaliação nutricional com bioimpedância, aferição de pressão arterial, estressômetro, técnicas de terapia manual: liberação miofacial e ventosa terapia, e também da Mary Kay Cosméticos, que promoveu uma oficina de limpeza de pele e maquiagem pela expositora Rosa Virgínia da Mary Kay.

Palestra

“Assédio moral no ambiente de trabalho” foi um dos pontos altos da Jornada. O tema foi apresentado, com transmissão ao vivo, pelo auditor Fiscal do Estado da Bahia, André Luiz Souza Aguiar, que é doutor em Ciências Sociais (UFBA). Para ele, o grande problema do assédio público no setor público é que o assediador não pode ser demitido sem comprovação. “Existe uma certa proteção”, disse.

Durante a apresentação do tema, André Aguiar falou sobre a cartilha “Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário”, que foi elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponibilizada pelo TRT da Paraíba em suas redes sociais. A cartilha tem 20 páginas e explica o que é saúde mental, os fatores que contribuem para o problema e dicas para prevenção ou melhoria.

Para o palestrante, “o mais importante é identificar o assédio e usar as políticas adequadas para ir contra as investidas”. André Aguiar é autor do livro “Assédio Moral: o direito à independência pelos maus tratos e humilhações sofridas no ambiente de trabalho (Ltr – 2015)” e em seu doutorado defendeu a tese “O Assédio moral e a precarização das relações de trabalho (2015)”.

O enfermeiro do TRT 13, Rodolfo Luiz Marques Reis apresentou a palestra “Primeiros Socorros”.