Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 09 > Palestra mostra que aposentadoria não significa o fim
Conteúdo

Notícias

Palestra mostra que aposentadoria não significa o fim

Tema foi discutido no II Módulo do Projeto Sexta-Feira
publicado: 27/09/2019 13h03 última modificação: 01/10/2019 10h12

A professora Josevânia da Silva, doutora em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mostrou, em palestra que ministrou no Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), que a aposentadoria não significa o fim. O tema “O processo de preparação para a aposentadoria: adaptação a uma nova vida” foi discutido no II módulo do Projeto Sexta-Feira.

O evento foi realizado no auditório da 1ª Turma de Julgamento e foi aberto pelo presidente do TRT, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. “Estamos sendo brindados com a palestra da doutora Josevânia. O tema que ela vai tratar é de grande importância para o nosso Tribunal”, disse no momento da abertura do evento.

A palestrante iniciou a apresentação do tema afirmando que somos seres de outras possibilidades. Após a apresentação de um vídeo motivador, a psicóloga disse que as pessoas devem se preparar para a aposentadoria e deu algumas dicas para que o processo seja mais leve. Para ela existe sempre a possibilidade de um recomeço.

Josevânia Silva destacou pontos importantes que devem ser regras para quem vai se aposentar: que o processo deve começar dois anos antes; que a aposentadoria não significa parar, e que é necessário ter um projeto de vida com outras direções, outras carreiras ou outros caminhos. “A longevidade é uma das maiores conquistas da humanidade e é necessário transformar os desafios em oportunidades”, disse.

O juiz Adriano Dantas, auxiliar da presidência esteve presente no evento, bem como os diretores Geral, Alexandre Gondim, da Segepe, Lúcio Flávio Nunes, Nema, Emerson Santos Maul de Andrade e Transporte e Segurança, Jefferson Perreira, além de servidores que estão em processo de aposentadoria.