Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 09 > TRT publica cartilha “Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário”

Notícias

TRT publica cartilha “Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário”

O que é saúde mental, os fatores que contribuem para o problema e táticas benéficas para prevenção. Confira no link abaixo

Ações do documento

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) está disponibilizando a cartilha “Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário”, que foi elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com 20 páginas, a cartilha explica o que é saúde mental, os fatores que contribuem para o problema e mostra táticas benéficas para prevenção ou melhoria.

O conteúdo é de acesso rápido e fácil e o interessado pode identificar os principais tipos de transtornos mentais, além do sofrimento mental no trabalho, adoecimento, a importância da promoção de saúde no trabalho e a valorização da vida. No final de suas páginas, as referências bibliográficas.

A partir de dados levantados em 2017 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concluiu-se que a depressão e o estresse ocupacional estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Já a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que entre 20% e 25% da população tiveram, têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da vida.

Hoje fala-se muito em depressão. Segundo a OMS, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a principal causa de incapacidade para o traba­lho. E, apesar de existirem tratamentos eficazes, em mais da metade dos casos ela não é tratada.

Confira mais detalhes sobre a saúde mental no LINK.