Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 11 > Tribunal realiza mais uma ação do Programa Trabalho Infantil
Conteúdo

Notícias

Tribunal realiza mais uma ação do Programa Trabalho Infantil

Juiz Juarez Duarte Lima fez palestra em escola pública de Mangabeira
publicado: 20/11/2019 15h44 última modificação: 21/11/2019 12h03

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) concluiu mais uma etapa do projeto estratégico “Fortalecer a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento, que faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi marcado por uma palestra ministrada pelo juiz Juarez Duarte Lima, titular da 11ª Vara do Trabalho de João Pessoa, que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Batista de Melo, em Mangabeira – João Pessoa.

Atentos, estudantes do ensino fundamental lotaram a quadra da escola para assistir a palestra, como também a uma apresentação do grupo de teatro Justiça em Palco, do TRT. O grupo apresentou a esquete “Trabalho Infantil: Apague essa ideia”, com os servidores/atores Kylza Solange Pessoa, Evanize Jurema, Tibério Cláudio Paiva e Marisa Castanheira (aposentada). Na oportunidade os integrantes da Comissão de Apoio ao Programa fizeram a distribuição de material educativo.

Infância interrompida

O juiz Juarez Duarte atribuiu o trabalho infantil a pobreza, mas lembrou que é dever da família, da sociedade e do poder público, garantir os direitos da criança e do adolescente com absoluta prioridade. “Criança tem que ir pra escola. Temos que respeitar as etapas da vida porque o trabalho infantil impede o desenvolvimento dos menores”, disse o magistrado, lembrando que muitas crianças na Paraíba e no Brasil estão fora da sala de aula porque precisam ajudar na manutenção da casa.

O projeto tem como gestor o servidor Wilson Quirino (AGE), que reafirmou a importância de consolidação dos principais órgãos e instrumentos no combate a trabalho infantil. “O combate ao trabalho infantil é tarefa de todos os cidadãos, principalmente dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fundo municipal da Criança e do Adolescente”, disse.

Encerramento

O projeto será encerrado no dia 13 do próximo mês de dezembro com a realização de um Seminário em João Pessoa e será a última ação do projeto. Será dirigido ao público em geral e, principalmente, aos Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança. Na ocasião será realizada uma palestra com o objetivo disseminar conhecimento acerca da política de atendimentos aos direitos infanto juvenis ministrada pelo escritor Jorge Maranhão

Breve perfil:

Jorge Maranhão é consultor em comunicação, articulista, palestrante e empreendedor social, mestre em filosofia pela UFRJ, diretor do Instituto de Cultura e Cidadania, autor de dois livros e colaborador de artigos de opinião para o Jornal O Globo, Jornal de Brasília, O Estado de São Paulo e revista Época. Produziu e apresentou por dez anos os boletins da Voz do cidadão nas rádios Globo e CBN.

O evento está alinhado aos valores institucionais de responsabilidade social, insculpido na Estratégia da Justiça do Trabalho da 13ª Região.

Jaquilane Medeiros