Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 11 > TRT vai reunir conselheiros tutelares em Seminário Estadual

Notícias

TRT vai reunir conselheiros tutelares em Seminário Estadual

Evento acontecerá na sede do Regional no próximo dia 13

Ações do documento

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) vai realizar no dia 13 deste mês de dezembro um seminário estadual para fortalecer a política de atendimento aos direitos das crianças e adolescentes. No evento será feita uma avaliação das primeiras etapas. É dirigido a Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.

Trata-se da quarta e última etapa do Projeto Estratégico que tem como patrocinador o juiz Francisco de Assis Barbosa, substituto da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa, e como gestor o servidor Wilson Quirino (AGE). O evento, que servirá como complemento a todos os encontros, será aberto às 9h pelo presidente do TRT, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, com participação do gestor do programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizado na Paraíba, desembargador Edvaldo de Andrade.

O escritor Jorge Maranhão tem presença confirmada no evento e fará palestra com o objetivo disseminar conhecimento acerca da política de atendimentos aos direitos infanto juvenis para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança de vários municípios paraibanos.

Objetivos

Para o desembargador Edvaldo de Andrade é dever do Regional buscar cumprir os objetivos desse projeto estratégico do TRT. “Estamos oferecendo aos municípios informações fundamentais para que instrumentos como os Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente possam desempenhar suas funções com mais eficiência. O que nós pudermos fazer para garantir a criança na escola e longe do trabalho, não titubearemos”.

Dever cumprido

Segundo o servidor Wilson Quirino, a principal mensagem que foi levada aos gestores e profissionais é que o TRT13 pode ser parceiro dos municípios paraibanos que queiram desenvolver as políticas que busquem o fortalecimento dos programas e projetos de atendimento à criança e ao adolescente. “Os gestores municipais compreenderam que é fundamental o aproveitamento dessas informações que levamos, o que nos dá a grata satisfação de dever cumprido”, disse.

O projeto teve início pelo sertão da Paraíba a execução do projeto. O primeiro município foi São Bento e em seguida foi ao brejo realizando ação no município de Cabaceiras, no Cariri e depois no município de Sobrado. O projeto finaliza suas ações em João Pessoa.

Breve perfil:

Jorge Maranhão é consultor em comunicação, articulista, palestrante e empreendedor social, mestre em filosofia pela UFRJ, diretor do Instituto de Cultura e Cidadania, autor de dois livros e colaborador de artigos de opinião para o Jornal O Globo, Jornal de Brasília, O Estado de São Paulo e revista Época. Produziu e apresentou por dez anos os boletins da Voz do cidadão nas rádios Globo e CBN.

O evento está alinhado aos valores institucionais de responsabilidade social, insculpido na Estratégia da Justiça do Trabalho da 13ª Região.

Jaquilane Medeiros