Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > “Abril Indígena” promove reflexões sobre povos originários brasileiros
Conteúdo

Notícias

“Abril Indígena” promove reflexões sobre povos originários brasileiros

TRT-13 traz programação sobre temática indígena para o Tribunal Pleno na tarde da segunda-feira (17)
publicado: 13/04/2023 13h05 última modificação: 18/04/2023 20h53

Evento Indígenas.jpeg

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promove nesta segunda-feira (17) o evento “Abril Indígena”, a partir de 13h30. Na ocasião, será lançado o livro “Povos Indígenas, Independência e Muitas Histórias”, com a presença das autoras Mariana Albuquerque Dantas e Rita de Cássia Melo Santos. O evento já está com inscrições abertas, tanto para o público interno quanto para o público externo do Regional.

Será uma tarde de celebração à cultura dos povos Potiguara e Tabajara, grupos indígenas do estado da Paraíba, apresentando suas danças, artesanato e arte da pintura corporal. Prova disso é a performance de toré, dança tradicional dos povos originários nordestinos, apresentada pelos estudantes da Escola Municipal Antônio Azevedo, de Baía da Traição, que acontece logo no começo do evento, após discurso de abertura proferido pelo presidente do TRT-13, Thiago Andrade.

O protagonismo dos povos indígenas será a prioridade do evento, portanto, logo após a apresentação de dança, será formada uma sala de estar para que possam falar a presidenta da Organização dos Professores Indígenas Potiguara (OPIP), Maria Sônia Barbalho de Macedo, o pajé Cleiton de Azevedo Silva Potiguara, Jacyara Costa Maciel, representante dos Tabajaras, Bismark Tapuia-Tarairiú, representando o povo Tapuia, e Takamara Cariri, representando o povo Cariri. Eles farão reflexões tanto sobre as tradições religiosas dos povos originários quanto sobre as reivindicações político-sociais dos indígenas.

O público presente poderá conferir de perto o artesanato e as pinturas corporais feitas pelos indígenas. Depois, será a vez do segundo momento da tarde, conduzido pelo assessor de Projetos Sociais e Promoção de Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13, Humberto Miranda, que apresenta as autoras Mariana Albuquerque Dantas e Rita de Cássia Melo Santos, que apresentam o livro “Povos Indígenas, Independência e Muitas Histórias”.

“O evento reforça a ideia de que o tribunal permanece de portas abertas para receber todos os povos e comunidades tradicionais, em um processo de escuta ativa. Neste momento, convidamos os indígenas da Paraíba, que estão em um processo de resistência histórica, para dialogar. Recebemos representantes dos povos Potiguara, Tabajara e, vivenciando esse processo de retomada étnica, do povo Cariri. Será um momento bastante produtivo, em que reforçamos a ideia de que não é possível discutir sobre povos indígenas sem a presença e a voz ativa deles”, avaliou a coordenadora da Aspros, Jamilly Cunha.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13