Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > “Juntas, serão uma força” (Bertha Lutz): servidoras do TRT-13 participam de aula magna da Especialização em Gestão Pública
Conteúdo

Notícias

“Juntas, serão uma força” (Bertha Lutz): servidoras do TRT-13 participam de aula magna da Especialização em Gestão Pública

Curso é voltado exclusivamente para mulheres e objetiva capacitar e estimular mais lideranças femininas no Tribunal
publicado: 26/01/2024 17h35 última modificação: 07/02/2024 09h08

Especialização 1.JPG

Teve início, nesta sexta-feira (26), na sala do Laboratório de Inovação, na sede do TRT-13, em João Pessoa, a Especialização em Gestão Pública voltada exclusivamente para servidoras do Tribunal. A primeira Diretora-geral da história do TRT-13, Simone Farias Perrussi, abriu a aula-magna, representando não apenas a atual gestão e seu compromisso com a igualdade de gênero, mas também o anseio de ver mais lideranças femininas surgindo no Tribunal.

Dando seguimento à cerimônia, a diretora da EJUD-13 e Ouvidora da Mulher do TRT-13, a desembargadora Herminegilda Leite Machado, deu as boas-vindas à turma. “É uma honra ver esse projeto ser concretizado e ver essas mulheres abrindo caminhos. Essa gestão tem priorizado a igualdade de gênero, mas não uma igualdade formal, mas sim uma igualdade material, concreta”, destacou a Ouvidora.

Logo após, a coordenadora da Especialização e professora da UFPB, Josilene Aires, apresentou o corpo docente da especialização e a vice-reitora, Liana Filgueira, celebrou a parceria entre o Tribunal e a UFPB. O curso é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes - PPGOA, do Centro de Educação - CE/UFPB.

Especialização 2.JPG

“Fiz meu pós-doutorado em Sociologia do Trabalho porque eu queria entender essa desigualdade tão grande no ambiente de trabalho. E qual construção social é feita para que as mulheres acabem por não ocupar os papéis que lhe são direitos, tanto na universidade quanto nas carreiras de mercado”, comentou a coordenadora da especialização, Josilene Aires.

A especialização é uma parceria entre o Tribunal e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e faz parte do Programa de Formação de Lideranças Femininas – EMPODERA TRT-13 e alinha-se ao ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que tem como indicador o fortalecimento de políticas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis. 

O Curso terá carga-horária de 360 horas-aulas, distribuídas em 15 meses, nove disciplinas e do Trabalho de Conclusão do curso, sendo elas: Abordagens da Gestão Organizacional, Sustentabilidade na perspectiva Ambiental Social e Governança (ESG), Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão no Setor Público, Transformação Digital, Gestão de Serviços Públicos ante à Governança Orçamentária no Brasil, Gênero, Espaços de Poder e Liderança e Metodologia Científica Orientada ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Especialização 3.JPG

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: