Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 02 > Comitê de Governança de TIC aprova projetos para 2020
Conteúdo

Notícias

Comitê de Governança de TIC aprova projetos para 2020

Encontro aconteceu no gabinete da presidência
publicado: 18/02/2020 10h26 última modificação: 18/02/2020 10h28

Em um encontro do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou os resultados com dados consolidados do Planejamento Estratégico 2019. Foi a primeira reunião com o objetivo de acompanhar os indicadores Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (Petic - 2019) e Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTic - 2019) e aprovar o Plano Diretor para este ano.

A apresentação foi conduzida pelo diretor da Setic, Rodrigo Cartaxo e o conteúdo exposto pelo servidor Samuelson Araújo. O Comitê de Governança é formado pelo presidente do TRT, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, pelo juiz auxiliar da Presidência, Adriano Dantas, pelo assessor de Gestão Estratégica, Max Frederico Guedes Pereira, pelo secretário da Corregedoria, Aryoswaldo José Espínola e pela diretora da 13ª Vara do Trabalho de João Pessoa, Ozanete Gondin.

Acompanhamento dos Indicadores do PETIC

Com relação aos indicadores do Plano Estratégico de TIC, o desempenho do TRT se mostrou muito bom. Dos 18 índices avaliados, 13 não apenas alcançaram as metas estipuladas para o período, como também as superam com folga. Os itens avaliados compreenderam pontos como Governança e Gestão de TIC, nível de satisfação dos usuários internos, execução orçamentária, conformação da estrutura de TIC, entre outros.

Como destaque, a TI do TRT13 alcançou excelentes índices no que diz respeito à cooperação técnica nacional, com 4 ações (SAOPJe, SAOAdm, Central de Mandados e Time de Sustentação Remota), bem como a execução orçamentária, conseguindo executar 97,16% dos valores empenhados no exercício.

Outros pontos, como a implantação do quadro mínimo de servidores de TIC (previsto em resolução do Conselho Nacional de Justiça (Res. CNJ 211/2015) e a capacitação técnica desejada, não foram alcançados por restrições orçamentárias que afetam todo o país.

Acompanhamento dos Indicadores do PDTIC

Um percentual muito alto dos indicadores do Plano Diretor de TIC foram alcançados. Das 66 ações (projetos de TIC) previstos para 2019, 62 foram concluídos integralmente, enquanto que os demais estão em fase de finalização.

Revisão do Plano de Contratações de TIC

O plano de contratação de TIC para este ano foi revisado para contemplar novas ações, essenciais à prestação de serviços de TIC pelo Tribunal. Em linhas gerais, foram previstas contratações e renovações de links de internet, licenças de software e de servidores. Porém, ainda que grande parte das ações de investimento tenham sido adiantadas no ano passado, ações relevantes como o cabeamento da sala-cofre e a renovação do GSuite se destacam.

Aprovação da Prorrogação do PDTIC atual

O PDTIC atual, vigente entre os anos de 2017 e 2019, foi estendido para contemplar o ano de 2020. O próximo a ser elaborado, este ano, compreenderá os anos de 2021 e 2020. Estão planejados 77 projetos de TIC, distribuídos entre as várias unidades da Setic.