Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 03 > 2020 > 03 > TRT adota medidas para evitar contágio por vírus

Notícias

TRT adota medidas para evitar contágio por vírus

Núcleo de Saúde está instalando dispensers com álcool em gel

Ações do documento

publicado: 04/03/2020 12h52 última modificação: 10/03/2020 11h30

Com o objetivo de prevenir qualquer tipo de contaminação por vírus, o Tribunal do Trabalho da Paraíba está adotando medidas para proteger os seus magistrados, servidores e pessoas que transitam em suas unidades. Entre as medidas adotadas está a instalação de dispensers contendo álcool (antisséptico) em gel para higienização das mãos.

O Núcleo de Saúde vai disponibilizar máscaras descartáveis aos que apresentarem sintomas de resfriado e a equipe de limpeza está sendo orientada para reforçar os cuidados com botões de elevadores, corrimãos, maçanetas, salas de audiência e outros locais de grande circulação.

As medidas estabelecem os cuidados que cada um deve ter para evitar a transmissão ou contaminação do Coronavírus ou de vírus causadores, por exemplo, da gripe. O juiz auxiliar da Presidência, Adriano Mesquita Dantas se reuniu com o diretor do Núcleo de Saúde, Henrique Marcolino para definir os locais prioritários e quantidade de dispenser com álcool em gel e máscaras descartáveis que serão disponibilizadas.

De acordo com Henrique Marcolino, aquele magistrado ou servidor que apresentar algum sintoma de resfriado ou gripe, passará por uma avaliação médica, podendo ser dispensado do trabalho para tratamento da sua saúde. A distribuição de máscaras também será feita aos advogados e partes que apresentarem sintomas de resfriado nas salas de audiências.

A identificação será feita por Agentes de Segurança nos locais onde não existem Serviços de Saúde. Serão oferecidas máscaras ou sugestão de adiamento da audiência.

É fundamental que todos adotem alguns cuidados listados abaixo.

  • Lave as mãos com água e sabão (várias vezes ao dia);

  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;

  • Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogue no lixo;

  • Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal (isso inclui o chimarrão!);

  • Mantenha o ambiente limpo e ventilado;

  • Evite contato com pessoas sintomáticas;

  • Mantenha hábitos saudáveis (hidratação, alimentação, atividade física);

  • As máscaras cirúrgicas devem ser usadas como bloqueio na transmissão do vírus por uma pessoa já doente, atenuando assim a contaminação da população geral;

Mais informações no site do Ministério da Saúde:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus