Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 05 > 2020 > 05 > Covid 19 é tema da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil 2020
Conteúdo

Notícias

Covid 19 é tema da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil 2020

Escolha do tema foi feita em reunião por videoconferência entre os gestores do programa
publicado: 27/05/2020 09h02 última modificação: 02/06/2020 10h38

"Covid-19, agora mais do que nunca, proteja crianças e adolescentes do trabalho infantil!" é o tema da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil 2020. A escolha do tema e definição das atividades que serão realizadas em todo o país no próximo mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06), foi definida em uma  reunião conjunta por videoconferência, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28).

O encontro virtual reuniu gestores nacionais e regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A Paraíba (13ª Região) foi representada pelos gestores regionais do programa, desembargador Edvaldo de Andrade e o juiz Adriano Dantas, auxiliar da presidência do TRT. Como coordenador da Comissão de Apoio aos Gestores Regionais do Programa, o servidor do TRT, Wilson Quirino também participou da reunião

Na pauta da reunião, que foi conduzida pelas ministras do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi presidente do TST e do CSJT, e Kátia Magalhães Arruda, e pelo desembargador James Magno de Araújo do TRT-MA, a preparação das atividades relativas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, tendo em vista a impossibilidade de eventos presenciais, face à pandemia do coronavírus.

A ministra Maria Cristina Peduzzi destacou que, em tempos de pandemia, se torna ainda mais relevante o debate sobre o tema e as ações para proteger à infância. “Os gestores nacionais e regionais têm se empenhando nesta tarefa não só de prestar jurisdição, mas também de implementar políticas de combate ao trabalho infantil, ainda mais com  o desafio de promover igualdade e liberdade neste contexto da pandemia”, disse.

Ao todo participaram da reunião 45 pessoas, entre os quais ministros, desembargadores, juízes e servidores ligados ao Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Na ocasião ficou definido que as ações serão realizadas nas mídias sociais e demais canais de comunicação eletrônica, entre as quais um vídeo alusivo ao tema, que será gravado pelo rapper Emicida, para ser replicado por todos os Regionais do Brasil.

         Ações 2020

Além da Justiça do Trabalho e da OIT, assinam a campanha o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e a Subscretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia.

Por conta da necessidade de isolamento social, a coordenadora do programa, ministra Kátia Arruda, explicou durante a reunião que as ações vão se concentrar no ambiente virtual. “Estamos momentaneamente impossibilitados de promover ações físicas, mas a internet tem sido um ótimo terreno para promover a conscientização acerca da necessidade de proteger a infância do trabalho prematuro”, disse.

As ações da campanha serão divulgadas em breve

 

Jaquilane Medeiros / com informações CSJT