Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 05 > Setic disponibiliza Gabinete Virtual 2.0

Notícias

Setic disponibiliza Gabinete Virtual 2.0

Iniciativa visa melhorar o acesso remoto aos sistemas de TIC

Ações do documento

publicado: 21/05/2020 16h36 última modificação: 21/05/2020 17h15

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) disponibiliza mais uma ferramenta para a melhoria da prestação jurisdicional e administrativa do Tribunal. Trata-se do Gabinete Virtual 2.0, cujo projeto de implantação foi adiantado em virtude da pandemia do Covid-19.

• Veja o passo a passo para acessar o Gabinete Virtual 2.0, que utiliza o Suap como exemplo.
• Para orientações sobre como acessar suas pastas e arquivos remotos (K: e G:), consulte o artigo: como acessar seus arquivos e pastas pelo Gabinete Virtual 2.0.

A nova ferramenta visa trazer mais estabilidade e segurança aos serviços de TIC diante deste novo cenário de pandemia, no qual todos os servidores e magistrados estão trabalhando remotamente. Segundo Ewerton Leandro, coordenador de Infraestrutura de TIC do TRT da Paraíba (13ª Região), "o projeto de implantação do novo Gabinete Virtual já estava previsto no Plano Diretor de TIC, porém no início do período de isolamento a equipe juntou todos os esforços e conseguiu adiantar em sete meses a conclusão do projeto."

O diretor da Setic, Rodrigo Cartaxo, parabenizou a equipe do projeto. "Acompanhei de perto o andamento do projeto e testemunhei o grande esforço e a excelência técnica dos membros da equipe para entregar a solução no menor tempo possível. Nós da Setic continuaremos, dia após dia, trabalhando na busca por prestar melhores serviços, e mostrando que a Tecnologia é indiscutivelmente o verdadeiro motor do Tribunal durante essa pandemia".


Aumento do uso remoto dos recursos de TIC

A Setic verificou ainda um aumento significativo no uso remoto dos recursos de TIC do tribunal após o início do período de isolamento social. Esse aumento foi uma das principais motivações para a disponibilização do Gabinete Virtual 2.0. Com o crescimento do número de servidores em regime de trabalho remoto, o pico de uso do Gabinete Virtual saltou de pouco mais de 20 acessos simultâneos antes da pandemia para 124 na última semana, conforme gráfico abaixo:



Com o restabelecimento dos prazos processuais, foi verificado, também, um aumento no uso da solução de VPN:



Próximos passos

Rodrigo Cartaxo informou ainda que nas próximas semanas será disponibilizada uma versão do SISPAE que possibilitará a tramitação de protocolos sem necessidade de acessar o Suap do Gabinete Virtual. "A ferramenta já está pronta, em fase de testes internos, e deve ser disponibilizada a todos no final deste mês", disse.