Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 08 > Setic inicia implantação do Processo Administrativo Digital (Proad)
Conteúdo

Notícias

Setic inicia implantação do Processo Administrativo Digital (Proad)

Sistema Proad vai substituir o Suap na tramitação dos protocolos administrativos a partir de setembro
publicado: 13/08/2020 11h14 última modificação: 13/08/2020 11h14

Mais uma fase da implantação do Sistema Processo Administrativo Virtual (Proad) foi cumprida pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) e a implantação integral está bem mais próxima. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação (Setic) em conjunto com membros da Comissão Regional. O plano de implantação, que pode ser acessado clicando AQUI, é composto por 8 fases, onde estão previstos testes, regulamentação e capacitação.

O Proad foi instituído pelo ATO TRT GP nº 163/2019, e será utilizado por usuários internos e externos do TRT13. O sistema, que foi nacionalizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está sendo implantado em substituição ao Suap para tramitação dos protocolos administrativos, e a previsão é que seja concluído em janeiro de 2021.

Projeto Estratégico

O TRT13 instituiu um projeto estratégico, que foi aprovado pela Presidência do Regional em março deste ano. Na última terça-feira (11), o plano de trabalho foi apresentado ao presidente do TRT, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, com detalhamento do cronograma das atividades necessárias para a implantação do Proad.

“Após anos de uso do Suap como base para o nosso processo administrativo, chegou a hora de procedermos a mudança”, disse o desembargador Wolney Cordeiro. O presidente destacou que é imperioso que o Tribunal se adeque a sistemática do Proad, que é uma tecnologia utilizada por praticamente todos os Tribunais do país para a construção do processo administrativo.

O magistrado registrou ainda que, “esse ano, por força de necessidades tecnológicas e de adequação do Programa, o Tribunal vai ter que fazer um esforço concentrado, no sentido de organizar sua base de dados e implantar o Proad, que é o nosso sistema de Processo Administrativo até o início do ano que vem”.

Plano de ação

Em cada fase, o plano de ação contempla, entre outras coisas, a data de liberação dos assuntos da gestão de pessoas e habilitação dos demais assuntos da área administrativa, como os de contratos e de ouvidoria, bem como a migração dos protocolos legados de ampla duração e, finalmente, o desligamento do Suap Forms.

De acordo com o diretor da Setic, Rodrigo Cartaxo, “a administração precisará do apoio de todos os gestores para possibilitar a plena adoção das novas rotinas de trabalho nas unidades. Ao término da implantação do Proad, em janeiro, o Suap será desinstalado de todos os computadores do TRT13”Cartaxo ressaltou ainda que “a Setic executará procedimentos técnicos para possibilitar a consulta, a longo prazo, dos protocolos legados do Suap”.

Jaquilane Medeiros