Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 10 > Setic elabora o Plano Diretor de TIC para o biênio 2020-2021
Conteúdo

Notícias

Setic elabora o Plano Diretor de TIC para o biênio 2020-2021

Plano de Contratações de TIC (PCTIC) para o exercício 2021
publicado: 27/10/2020 13h01 última modificação: 27/10/2020 15h53

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) iniciou o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para o biênio 2020-2021 e do Plano de Contratações de TIC (PCTIC) para o exercício 2021. Ambos documentos darão suporte às ações de TIC durante a gestão do novo presidente do Tribunal, desembargador Leonardo José Videres Trajano.

Com o intuito de produzir o material e refletir as reais necessidades de diversas áreas, os responsáveis pelas unidades administrativas e judiciárias do Tribunal (varas, gabinetes, secretarias, coordenadorias, seções, etc.) deverão encaminhar as suas demandas de TIC por meio deste formulário, cujo link também será enviado por e-mail, aos gestores do Regional.

Nesse contexto, é de extrema relevância que todos os gestores façam um levantamento minucioso de suas atividades e das necessidades de suas unidades para os anos 2021 e 2022, identificando, por exemplo, chamados mais recorrentes, falhas em processos de trabalho, necessidades de ferramentas de apoio à operação ou à gestão, necessidade de novos sistemas para apoio aos projetos locais desenvolvidos pela unidade, entre outros aspectos, a fim de facilitar a identificação das demandas que serão encaminhadas à Setic.

A título de exemplo, seguem algumas possíveis ações para inclusão no PDTIC e no PCTIC:

- Desenvolvimento de sistema para auxílio à gestão da unidade;

- Desenvolvimento de módulo do PJE;

- Criação de módulo no SAO para auxiliar as atividades da unidade;

- Aquisição de ferramentas para otimizar e melhorar o trabalho;

- Aquisição de equipamentos de TIC como, micros, monitores, etc;

- Aquisição de soluções de gestão que envolva TIC.

Importante destacar ainda que todas as ações devem indicar o alinhamento estratégico, os motivos pelos quais foram requeridas e os resultados esperados. Além disso, apenas uma demanda deve ser cadastrada por vez. Em havendo mais de uma, as solicitações devem ser registradas em separado.

Posteriormente, um e-mail será enviado com o número da solicitação para acompanhamento no Sistema de chamados do Tribunal, e Sistema de chamados do Tribunal, e caso seja uma aquisição, a necessidade será adicionalmente registrada pela SETIC no Sistema de Gestão e Planejamento de Contratos. O prazo para a indicação das demandas é 20 de novembro.

Mais informações

O Plano de Contratações (PCTIC) é um documento onde estão previstas todas as aquisições de TIC para um determinado exercício. Além disso, serve como base para a confecção da proposta orçamentária da área tecnológica do Tribunal, devendo ser elaborado com um ano de antecedência da sua execução, conforme os ritos orçamentários do país. O PDTIC, por sua vez, é um plano gerencial em que constam todas as ações de TIC, dentre projetos e aquisições, as quais a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação deverá executar para dar suporte às atividades da Corte, nos âmbitos judiciário e administrativo.

É importante observar que, com exceção da correção de incidentes e pequenos ajustes em sistemas, toda ação de TIC realizada no TRT 13 deve ser priorizada obrigatoriamentePara fins de consulta, o PDTIC e o PCTIC atuais podem ser acessados no Portal da Governança de TIC, na intranet e na internet.

Cada requisição feita à Setic solicitando equipamentos, software ou criação de novos sistemas, por exemplo, deve ser, inicialmente, avaliada pelo Comitê de Governança de TIC (CGOVTIC), que deliberará acerca da inclusão ou não do referido item no PDTIC e no PCTIC. Só então, a Setic poderá iniciar os esforços de execução da atividade, respeitando o cronograma e as prioridades estabelecidas nos referidos planos pelo Comitê.

Na atual etapa de construção do PDTIC, o CGOVTIC conta com o auxílio de magistrados e servidores nomeados por meio da Portaria 225/2020, para analisarem e priorizarem todas as demandas submetidas pelo formulário acima. A equipe é composta dos seguintes pessoas:

Juiz Lindinaldo Silva Marinho

Juiz Paulo Roberto Vieira Rocha

Alexandre Gondim Guedes Pereira (GDG)

Antônio Fragoso Cavalcante Neto (GVP)

Aryoswaldo José Brito Espínola (SCR)

Breno Moreno Luna (Setic)

Bruno Rafael de Araújo Sales (Setic)

Carlos Alberto (Setic)

Emerson Diego da Costa Araújo (Setic)

Ewerton Leandro da Costa Araújo (Setic)

Luiz Alberto Alves dos Santos (Setic)

Marcelo Moura (Setic)

Max Frederico Guedes Pereira (AGE)

Ozanete Gondim Guedes Pereira (13ª VT)

Paulo Sérgio Costa (Setic)

Renan Cartaxo Marques Duarte (SGJ)

Rodrigo Cartaxo Marques Duarte (Setic)

Rodrigo Mafra (Setic)

Samuelson Wagner de Araújo e Silva (Setic)

Talita Simões Leão (CRE)

Para fins de consulta, o PDTIC e o PCTIC atuais podem ser acessados no Portal da Governança de TIC, na intranet e na internet.

O formulário para envio das demandas pode ser acessado aqui.



Fonte: Setic

Postado por Eduardo Pinelli