Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 01 > Desembargador Leonardo Trajano participa de encerramento de curso de inovação do TRT 13
Conteúdo

Notícias

Desembargador Leonardo Trajano participa de encerramento de curso de inovação do TRT 13

Servidores e magistrados participaram do curso que durou uma semana
publicado: 25/01/2021 21h20 última modificação: 25/01/2021 21h20

Um olhar para o futuro do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), com uma gestão inovadora e servidores e magistrados em busca do aprimoramento da sua missão institucional, que é a promoção de “uma prestação jurisdicional célere e eficaz”.

Foi assim o curso "Metodologias ágeis para uma gestão inovadora e Design Thinking aplicado ao Poder Judiciário”, encerrado na sexta-feira (22), e que foi realizado, de forma virtual, durante cinco dias, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Esmape).

Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRT 13, Rodrigo Cartaxo, o curso superou todas as expectativas. "O nível de engajamento de todos os cursistas foi espetacular, e a atmosfera criativa que surgiu no ambiente do curso fez nascer excelentes ideias, as quais certamente se transformarão em projetos reais em nosso trabalho", afirmou.

Já para o juiz André Machado, titular da 1ª Vara do Trabalho de Campina Grande e coordenador do Inova TRT13, "o curso cumpriu a finalidade de despertar em servidores e magistrados o interesse pela inovação e a consciência de como ela pode impactar positivamente as atividades de todos que se empenham em prol de uma justiça mais rápida e efetiva". Ele comentou, ainda, que "os magistrados e servidores participantes, na condição de gestores, serão chamados a colaborar no processo de inovação, multiplicando os conhecimentos adquiridos e estimulando os seus colegas de trabalho a consolidar uma cultura de inovação e a adoção de métodos ágeis na superação dos desafios institucionais".

Essa foi a primeira semente na criação de uma cultura de inovação no TRT13, rumo a uma gestão moderna, focada em resultados e na empatia com o cidadão.

A medida é uma prioridade da atual gestão do Tribunal e atende ao disposto no art. 218 da Constituição Federal, que preconiza a necessidade de incentivo ao desenvolvimento tecnológico, científico, bem como a inovação. Uma das consequências práticas dessa iniciativa é a criação do Programa de Gestão da Inovação - Inova TRT 13, por meio do Ato TRT GP n. 11/2021.

O Inova TRT 13 terá também como missão integrar a Agenda 2030 da ONU ao Judiciário Trabalhista paraibano, como preceitua a meta 9 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, especialmente no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 8, 9 e 16.

Participaram deste curso cerca de 40 servidores e magistrados de vários setores, que exercem atividades de gestão, nas áreas administrativa e judicial, ou em comitês e programas que trabalham com temas que se interrelacionam com a inovação.

O curso foi ministrado pelo juiz José Faustino e pelo servidor João Guilherme, ambos do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

No encerramento do último dia do curso, o desembargador Leonardo Trajano, presidente do TRT 13, fez questão de ressaltar que "essa é a primeira etapa de uma nova era do Tribunal do Trabalho da Paraíba, antenada com as novas tendências de gestão, focada na solução de problemas e na aproximação com a sociedade”, concluiu.