Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > Casal atende em Sala Acessível do Balcão Virtual do TRT-13
Conteúdo

Notícias

Casal atende em Sala Acessível do Balcão Virtual do TRT-13

Petrônio e Janayna Leitão têm em comum a paixão pela linguagem dos sinais e estão disponíveis para atendimento de pessoas com deficiência auditiva
publicado: 06/05/2021 14h29 última modificação: 12/05/2021 10h51

Petrônio e Janayna Leitão se conheceram na década de 80, na praia de Manaíra, em João Pessoa, Paraíba, mas só começaram a namorar em 1993, e se casaram quatro anos depois. Desde então, eles dividem a vida e as paixões. Uma delas é a linguagem de Libras, que através dos sinais consegue fazer a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva. E é com essa linguagem que eles estão dividindo agora um novo desafio: o atendimento na Sala Acessível do Balcão Virtual, um projeto pioneiro do TRT-13.

“Quando nós trabalhávamos na 8ª Vara do Trabalho, que funcionava num shopping no bairro de Tambiá, na capital, percebemos que todas as quintas-feiras eram realizados encontros de pessoas surdas, foi onde começamos a nos interessar e aprender o básico, e logo depois o TRT começou a realizar Cursos em Libras para os servidores”, explicou Petrônio, mais conhecido pelos amigos como “Pel”.

Para Janayna, a ideia de ter uma Sala Acessível no Balcão Virtual é muito importante. “Isso demonstra a preocupação do TRT-13 com a inclusão social na prática, o que é fundamental para todas as instituições”.

E essa mensagem da inclusão é necessária demais, principalmente quando vem de pessoas que não têm a deficiência, mas conseguem enxergar a importância disso acontecer. “Nós que não temos deficiência devemos participar mais dessas comunidades, porque temos muito o que aprender com elas sobre a vida, sobre ser resiliente. Elas gostam muito quando aparece um ouvinte e começa a conversar com eles em Libras, por isso eu e Janayna ficamos muitos felizes em participar dessa comunidade”, contou Pel.

“Pra gente é um grande prazer em saber que estamos fazendo algo pra ajudar não só ao TRT, mas principalmente aos deficientes auditivos. Queremos que cada vez mais essa informação se propague e que eles saibam que podem contar conosco para ter informações sobre processos que porventura estejam tramitando na Justiça do Trabalho”, disse Janaína.

E eles não param de querer aprender. “Depois de aprendermos nos cursos oferecidos pelo TRT, fomos à FUNAD (Fundação Centro Integrado de Apoio às Pessoas com Deficiência) e fizemos seis períodos em Libras. Agora estamos todas as sextas-feiras na Universidade Federal da Paraíba, onde fazemos um curso de Extensão em Libras, que deve durar mais 3 anos. Vamos seguir aprendendo para melhorarmos cada vez mais a nossa comunicação e o nosso serviço à comunidade”, finalizou Pel.

Balcão Virtual

O Balcão Virtual possibilita a comunicação direta com as unidades judiciárias em tempo real, via plataforma Google Meet. No acesso pelo computador, não é necessária nenhuma instalação, basta clicar no ícone correspondente à unidade em que deseja atendimento. Mas na navegação pelo celular, é preciso baixar o aplicativo Google Meet, disponível nas principais lojas virtuais de dispositivos móveis.

Para atendimento em Libras, utilize a Sala Acessível, clicando aqui. Mas atenção! Neste caso, o funcionamento é sempre às quartas e quintas, de 8h às 14h.

Serviço:

https://www.trt13.jus.br/balcaovirtual.

Horário: segunda a sexta, das 8h às 14h.

Débora Cristina

Assessoria de Comunicação Social TRT-13