Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > Corregedoria do TRT-13 apresenta programa de otimização de rotinas e procedimentos
Conteúdo

Notícias

Corregedoria do TRT-13 apresenta programa de otimização de rotinas e procedimentos

Ato que cria o programa foi publicado no Diário Administrativo da última quinta-feira (6)
publicado: 11/05/2021 10h37 última modificação: 18/05/2021 09h35

A Secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou, na manhã desta segunda-feira (10), uma reunião com todas as unidades judiciárias para apresentar o Programa de Otimização de Rotinas e Procedimentos. A iniciativa tem a finalidade de auxiliar as unidades na utilização de ferramentas eletrônicas de gestão processual, com orientações sobre o correto lançamento das movimentações processuais e compartilhamento de boas práticas.

Durante a apresentação, o juiz auxiliar da Corregedoria, Lindinaldo Silva Marinho, pontuou que o projeto visa esclarecer os formatos de colaboração definidos, já mencionados no momento da realização das reuniões de autoinspeção, bem como nas correições ordinárias que têm sido feitas. “O Programa de Otimização de Rotinas e Procedimentos direciona a Corregedoria ao cumprimento da Diretriz Estratégica 1 do Conselho Nacional de Justiça para as Corregedorias, com foco no cumprimento das Metas 1 e 2. O projeto teve início com o levantamento de unidades judiciárias que possuem elevada quantidade de processos aguardando primeira audiência, bem como acompanhamento de unidades que, no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), estão posicionadas a partir do segundo quartil”, explicou.

O Ato TRT-13 SCR nº 12/2021, publicado no Diário Administrativo Eletrônico do último dia 6, define as formas de atuação da Secretaria da Corregedoria nas unidades judiciárias, seja por solicitação de reuniões que demonstrem boas práticas em setores específicos ou para auxílio na distribuição de tarefas e otimização dos procedimentos, por meio de atuação dos servidores da Corregedoria.

A meta 1 do CNJ refere-se a julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, excluídos os suspensos e sobrestados, no ano corrente. Já a meta 2 diz respeito à identificação e julgamento, até 31/12/2021, de pelo menos 93% dos processos distribuídos até 31/12/2019 nos 1º e 2º graus.

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13