Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > Vídeo celebra 80 anos da Justiça do Trabalho e relembra marcos do TRT-13 na Paraíba
Conteúdo

Notícias

Vídeo celebra 80 anos da Justiça do Trabalho e relembra marcos do TRT-13 na Paraíba

Magistrados e servidores em atividade e aposentados relembram trajetória e atuação no Tribunal
publicado: 05/05/2021 10h54 última modificação: 07/05/2021 13h48

Gratidão é um dos principais sentimentos de magistrados e servidores que atuam e atuaram no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), principalmente por fazerem parte da história da Justiça do Trabalho no estado. Em 80 anos de existência, completados neste mês de maio, a JT tem muito o que celebrar e rememorar nesta caminhada, que só tende a se fortalecer cada vez mais.

Para comemorar este marco da Justiça do Trabalho no país e sua importante história na Paraíba, o TRT-13 resgatou histórias relatadas por desembargadores, magistrados e servidores que estão em atividade e que já se aposentaram, mas cujo respeito e amor pela JT permanecem sempre ativos. Desde a inauguração do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba até hoje, o vídeo contempla os principais momentos da Justiça do Trabalho no estado, incluindo a histórica passeata de 1999.

O presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano, contou, no vídeo, um pouco de sua trajetória na Justiça do Trabalho e da honra em presidir o Tribunal neste período histórico, quando ela completa 80 anos de grandes serviços prestados à sociedade brasileira. Ele também citou o desafio de conduzir o TRT-13 neste momento marcado pela pandemia da Covid-19, que ainda assola o mundo e tem transformado o modo de trabalhar de todos.

Um dos depoimentos é do desembargador Afrânio Melo, que já presidiu o Tribunal e, antes mesmo de integrar o quadro do TRT-13, ajudou com a manutenção da Justiça do Trabalho na Paraíba: ele foi um dos que apoiaram a realização da passeata de 1999. Ele relatou, também, suas inovadoras iniciativas quando esteve à frente do Tribunal. O servidor aposentado Carlos Melo, que já foi diretor administrativo do TRT-13 e estava na organização do movimento histórico, também contou como foi participar deste momento, reforçando a importância da Justiça do Trabalho para todos.

A juíza Nayara Queiroz, atualmente titular da 3ª Vara do Trabalho de Campina Grande, abordou em seu depoimento sua caminhada na Justiça do Trabalho, relembrando a atuação em cidades do interior da Paraíba, e celebrou a relevância do trabalho de magistrados e servidores para a eficácia da JT.

Porém, uma boa história não pode esquecer o começo de tudo. Para isso, o vídeo conta com os depoimentos do policial judicial Ednaldo Barbosa, mais conhecido como Sabiá, e do servidor aposentado Ocino Batista. Ambos estão intimamente ligados ao começo da história do TRT-13 e, consequentemente, à expansão da Justiça do Trabalho, que tem, dentre as missões, garantir os direitos daqueles que estão “na ponta”: os jurisdicionados.

O vídeo pode ser conferido, na íntegra, abaixo:

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13