Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 06 > PodCast EstatísticaJT vai explicar Taxa de Congestionamento Líquida

Notícias

PodCast EstatísticaJT vai explicar Taxa de Congestionamento Líquida

TRT encerra segunda semana do PodCast contabilizando novos ouvintes

Ações do documento

publicado: 03/06/2021 11h33 última modificação: 07/06/2021 15h08

"Taxa de Congestionamento Líquida" será o episódio número três do Projeto Estatística JT, PodCast a ser disponibilizado no aplicativo Spotify na próxima semana. Na segunda-feira passada (31 de maio), o PodCast abordou o tema Processos Baixados.
No episódio da Taxa de Congestionamento Líquida, a Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal do Trabalho da Paraíba vai explicar o conceito. A ideia é reduzir a taxa em pontos percentuais em relação ao ano de 2019, período anterior à pandemia do Covid 19 e cumprir a Meta 5 do Poder Judiciário.

De acordo com Agenor da Costa Júnior, que é gestor do Projeto EstatísticaJT, a taxa de congestionamento mede o percentual de processos que ficaram parados sem solução, em relação ao total tramitado no período. "Quanto maior o índice, mais difícil será para o Tribunal lidar com seu estoque de processos", disse.

Segundo Agenor Costa, o estoque aumenta com a chegada de novos processos e diminui quando o processo é baixado, conceito que foi mostrado  no aplicativo Spotify em forma de um mini podcast para tratar sobre o tema estatístico.

 

Abertura

A abertura do projeto EstatísticaJT feita pelo presidente do TRT, desembargador Leonardo Videres, contou com a participação de 44 pessoas , tanto da Paraíba, como de outros estados. "É um bom número, visto que circulou a informação de divulgação entre colegas de estatísticas e gestores estratégicos de outros regionais. A proposta é divulgação toda segunda-feira com um novo episódio ou uma mensagem institucional.


Outras plataformas

Além de estar sendo mostrado no aplicativo Spotify, o "Projeto EstatísticaJT" também está sendo veiculado nas plataformas Deezer e Amazon Music. O projeto tem como patrocinador o juiz Lindinaldo Marinho, auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria e como gestor o servidor Agenor da Costa Júnior, da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).


Convite

Na estreia no aplicativo Spotify, o presidente do TRT, desembargador Leonardo José Videres Trajano fez um convite aos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho a embarcarem no projeto da AGE, através do seu Núcleo de Estatística. "Uma forma inovadora de levar informação acerca daquilo que a Justiça do Trabalho produz em termos estatísticos, aos olhos do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho", disse.

Lembrando a situação de distanciamento social ocasionada por conta da pandemia ainda as dificuldades para reunir equipes e manter os servidores atualizados acerca das estratégias, o presidente destacou que, com o episódio, o TRT da Paraíba dá início a um programa de treinamento destinado a preparação de suas equipes para o cumprimento dos objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho.


Comunicação

Entre os objetivos do projeto está o fortalecimento da comunicação com a sociedade e com as equipes do órgão, além de aprimorar o cumprimento de metas pelo tribunal por meio da informação clara e precisa. A ideia é promover a capacitação do público interno pela audiência de episódios e posterior preenchimento de questionário.

"Os mini podcasts serão produzidos constantemente. A ideia é disseminar às equipes do TRT13 a “correta interpretação dos glossários dos sistemas de estatísticas, com vistas ao devido lançamento no PJe das movimentações processuais”, disse o juiz Lindinaldo Silva Marinho, destacando que a iniciativa busca aprimorar o cumprimento de metas pelo tribunal, por meio da informação clara e precisa.

O PodCast pode ser acompanhado nos principais aplicativos de musica:

Spotify, Amazon Music, Google Podcast e Deezer, ou diretamente no endereço do projeto: https://anchor.fm/estatisticajt

A transcrição está disponível no blog do projetohttps://trt013.wixsite.com/estatisticajt 

Jaquilane Medeiros

Assessoria de Comunicação Social TRT-13