Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 06 > Vice-presidente do TST encerra semestre letivo e EJud13 lança projeto em podcast
Conteúdo

Notícias

Vice-presidente do TST encerra semestre letivo e EJud13 lança projeto em podcast

Nesta quinta-feira (17), ministro Vieira de Mello abordará o tema “Justiça do Trabalho e Democracia”
publicado: 15/06/2021 13h21 última modificação: 18/06/2021 10h48

Está confirmada para a próxima quinta-feira (17), das 19h às 21h, a solenidade de encerramento das atividades do semestre letivo deste ano de 2021 da Escola Judicial do Tribunal do Trabalho da 13ª Região, com a palestra do ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, que abordará o tema “Justiça do Trabalho e Democracia”.

A solenidade será dedicada a magistrados e servidores do TRT13 e aberta a outros Tribunais, com transmissão pelo canal da escola no YouTube (youtube.com/ejud13). 

Não será necessário fazer inscrição prévia.

Decisões Trabalhistas em Podcast 

Na solenidade, o diretor do Escola Judicial do TRT13, desembargador Wolney de Cordeiro Macedo, lançará o projeto “Decisões Trabalhistas em Podcast”, que tem por objetivo oferecer a magistrados e servidores da Justiça do Trabalho um resumo dos julgamentos que marcaram a JT. 

As decisões serão provenientes principalmente no TRT da Paraíba, mas também no TST e nos demais Tribunais Regionais. Cada podcast terá uma duração média de cinco minutos para levar aos operadores do direito do trabalho decisões de grande repercussão social. 

Os podcasts também serão oferecidos aos advogados e enviados para jornalistas, que podem transformar os podcasts em notícias, dando repercussão a decisões que vão impactar no cotidiano da sociedade.

Construção democrática

Na palestra de encerramento do semestre letivo, o ministro Vieira de Mello, fará um breve resgate da história do Direito do Trabalho, com uma análise dos limites da democracia em uma realidade capitalista. Como resultado, pretende-se que os participantes possam examinar melhor a função que a Justiça do Trabalho tem para a manutenção/construção de uma realidade democrática, e consequente construção de um convívio social que realmente elimine desigualdades, produza distribuição de riqueza e reduza os níveis de violência e discriminação.

Além de ocupar atualmente o cargo de Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o Ministro Vieira de Mello tem larga experiência na judicatura trabalhista e destacada atividade acadêmica. 

Trata-se de evento que possibilitará a partilha de uma análise teórica e prática da realidade vigente da Justiça do Trabalho.

Conteúdo da palestra:

- Funcionamento e organização da Justiça do Trabalho na contemporaneidade;

- Efeitos da reforma trabalhista na jurisdição laboral;

- Justiça do Trabalho no contexto político atual.

Ministro Vieira de Mello (breve curriculum):

• Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006.

• É formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

• Ingressou na magistratura trabalhista em 1987, para o cargo de Juiz do Trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG).

• Exerceu vários cargos na Justiça do Trabalho, dentre os quais o de Diretor da Escola Judicial do 3º Tribunal Regional do Trabalho, Vice-Diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento da Magistratura (ENAMAT) e Presidente da Comissão de Documentação do TST.

• Exerceu o cargo de Diretor da ENAMAT, eleito para o biênio 2018/2020.

• É membro e Vice-Coordenador Processual do Trabalho do Instituto Brasileiro de

Direito Processual (IBDP).

• É conferencista, autor de diversos artigos, e coordenador de obras jurídicas.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Ejud-13