Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 07 > TRT da Paraíba integra equipe nacional do Módulo Gemini
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba integra equipe nacional do Módulo Gemini

Nova funcionalidade foi proposta pela Segejud e a implementação será realizada por equipe técnica da Setic
publicado: 09/07/2021 09h59 última modificação: 12/07/2021 12h31

A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) definida para integrar o time de desenvolvimento do Projeto Gemini, se reuniu com integrantes da Secretaria Geral Judiciária (Segejud) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) para aprovar o desenvolvimento de uma nova funcionalidade do módulo.

O projeto tem por objetivo melhorar a identificação e propor tratamento adequado de demandas estratégicas ou repetitivas e de massa no Poder Judiciário brasileiro. A nova funcionalidade será desenvolvida no contexto do módulo Gemini. Este, por sua vez, faz uso de inteligência artificial para dar mais celeridade aos processos e otimizar o trabalho. A ferramenta foi desenvolvida por um consórcio de tribunais (TRT05, TRT07, TRT15, e TRT20) e disponibilizada na versão 2.6 do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A nova funcionalidade irá beneficiar os Centros de Inteligência de todos os TRTs do Brasil. A proposta foi feita pela Segejud e a implementação será realizada por uma equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Regional paraibano, com apoio dos integrantes do projeto nacional do Gemini. Pelo TRT13, participam do desenvolvimento os servidores Gustavo Wagner Diniz Mendes e Luis Fabiano Saldanha Bandeira.

De acordo com Bruno Sales, chefe do Núcleo de Desenvolvimento e Sustentação do PJe, "a participação da Setic no projeto é fundamental, não apenas para desenvolver a importante funcionalidade proposta pela Segejud, mas para obter conhecimento aprofundado no módulo Gemini, que contém uma estrutura base de Inteligência Artificial que pode servir para aplicação em diversas áreas dos Tribunais".



Jaquilane Medeiros

Assessoria de Comunicação Social TRT-13