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TST institui Política de Comunicação Social e publica Guia Editorial

Documento orienta publicação de notícias, produtos e informes institucionais do Tribunal
publicado: 02/07/2021 13h17 última modificação: 07/07/2021 09h11

O Tribunal Superior do Trabalho instituiu, em conjunto com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, uma Política de Comunicação Social. O documento, que pode ser acessado aqui, tem a finalidade de contribuir para o fortalecimento da imagem institucional do TST, do CSJT e da Justiça do Trabalho, por meio da divulgação clara, didática, acessível de julgamentos, notícias, informativos, serviços, campanhas e demais iniciativas institucionais.

De acordo com o Ato Conjunto TST.CSJT.GP.GVP.CGJT 25/2021, que instituiu a política de comunicação das instituições, a iniciativa visa a garantir que os conteúdos divulgados sejam de fácil acesso e adequados ao público-alvo. Como forma de padronizar a produção dos canais oficiais do TST, o ato criou, também, o Guia Editorial de Comunicação Social do TST. 

O documento visa organizar e estabelecer um conjunto de normas para orientar os procedimentos de publicações de notícias, produtos e informes institucionais nos canais oficiais de comunicação social do Tribunal. Para acessá-lo, clique aqui. Elaborado com o intuito de atender ao Plano Estratégico do Tribunal no período 2021-2026, o guia do TST define os objetivos da Comunicação Social da instituição, os princípios e as diretrizes da linha editorial das publicações.

De acordo com a publicação, que enumera os canais oficiais de comunicação administrados pela Secretaria de Comunicação (Secom) da instituição, o guia preza pelo fortalecimento da imagem institucional, da governança e da comunicação de qualidade do TST. O documento também detalha a comunicação social do Tribunal e explica os serviços, conteúdo editorial e público-alvo de cada canal oficial.

No tocante à produção de conteúdo, o guia explana a linha editorial a ser seguida pelos canais de comunicação e como deve ser feita a cobertura jornalística de sessões de julgamento, das ações internas e dos demais eventos promovidos pelo TST.

 

Manual da ACS

Em junho deste ano, a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) lançou o próprio Manual de Redação e Estilo, que pode ser acessado neste link. O material tem o objetivo de auxiliar na padronização de textos e imagens produzidos pelos profissionais do setor e tem como base diretrizes e manuais já existentes nos órgãos do Poder Judiciário e no jornalismo brasileiro.

 




Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13