Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa adota medidas para melhorar prestação jurisdicional
Conteúdo

Notícias

3ª Vara do Trabalho de João Pessoa adota medidas para melhorar prestação jurisdicional

Unidade instituiu uma Secretaria Online, uma espécie de ponto de encontro virtual para agilizar atendimento
publicado: 02/08/2021 12h27 última modificação: 09/08/2021 10h28

A 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa, diante dos novos desafios impostos pela pandemia, adotou uma série de medidas em busca de aprimorar a prestação jurisdicional.

Para tentar diminuir a distância imposta pelo trabalho remoto, a unidade instituiu a Secretaria Online, um ponto de encontro virtual na plataforma Google Meet. Numa “Sala de Reuniões” e numa “Sala de Espera”; a magistrada titular e o diretor de secretaria ficam conectados durante todo o expediente para atender às solicitações dos servidores da unidade, realizar atendimento a partes e advogados, além de acelerar o tratamento de outras demandas externas.

Outra ação da unidade foi solicitar o apoio da Assessoria de Gestão Estratégica de nosso Regional, materializado em dois encontros no ano de 2021, com o Chefe do Núcleo de Estatística, Agenor da Costa Júnior. Nestas ocasiões, a magistrada titular e toda a equipe de servidores tiveram a oportunidade de analisar os níveis de cumprimento de metas do CNJ e dos indicadores do IGEST da unidade, sempre com o foco no aperfeiçoamento, sendo valiosas as sugestões apresentadas por todos os presentes em um ambiente de amplo diálogo.

Nestes encontros, a unidade tomou conhecimento de uma iniciativa do Núcleo de Estatística: o PodCast Estatística JT com valiosas sugestões para a unidade, explicando com vocabulário acessível, a linguagem da estatística.

Atendendo à solicitação da unidade, a Secretária da Corregedoria, Talita Simões Leão, também se reuniu com os assistentes das juízas, em abril, para discutir sobre o correto lançamento das informações no PJe cujo resultado aparece no IGEST. Um momento de interação e aprendizado.

Foram realizados mais de 25 encontros individuais, gerais e setoriais com a finalidade de ouvir os servidores, colhendo informações e opiniões para, em trabalho coletivo, subsidiar a Magistrada com sugestões de estratégias.

Como medida para gerenciamento de demandas internas e externas, a equipe passou a adotar, em 2021, a ferramenta Trello, cujo acesso pode ser feito pela Efetividade, no Portal Intranet. A partir de então, os prazos de demandas internas, externas, férias e ações estratégicas foram incluídos em quadros específicos, possibilitando uma visão ampla de cada tarefa.

Objetivando estabelecer um ritmo e uma carga de trabalho adequados, várias tarefas foram redistribuídas entre servidores do mesmo setor e de outros setores, de acordo com aptidão pessoal e demandas resultando em maior eficiência.

Os casos crescentes de ausência por motivos médicos, algumas de até dois meses precisavam ser minimizados. Vários servidores receberam treinamento com colegas da própria unidade, que atuaram como facilitadores e disseminadores de experiência, com o intuito de se habilitarem como substitutos eventuais para tarefas sensíveis. Assim, essas capacitações habilitaram os servidores para realizarem outras tarefas, dando fluidez ao trabalho da unidade.

O acompanhamento periódico do iGest e seus  indicadores foi útil para confrontar os dados com as ações estratégicas adotadas internamente, tendo como fruto direto a revisão dos processos aguardando precatório e nos processos em arquivo provisório. O resultado foi uma melhora no desempenho da unidade que saiu da 18ª posição em fevereiro para a 12ª posição em apenas quatro meses. E esta foi a melhor posição na história da unidade até agora.

AGE.png

AGE2.png

AGE3.png




Assessoria de Comunicação Social TRT-13