Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Após prorrogação, TRT-13 inscreve mais dois projetos no Prêmio Innovare 2023
Conteúdo

Notícias

Após prorrogação, TRT-13 inscreve mais dois projetos no Prêmio Innovare 2023

Hack@ Power e DEJT acessível foram submetidos à premiação que reconhece práticas transformadoras no Judiciário
publicado: 25/05/2023 13h12 última modificação: 25/05/2023 13h12

Com a prorrogação do prazo para inscrições ao Prêmio Innovare, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) submeteu mais duas iniciativas ao prêmio, que este ano dará destaque a uma iniciativa que melhor represente os esforços para a Defesa da Democracia e do Estado de Direito. Foram inscritos o projeto Hack@ Power e a criação de uma versão acessível do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) totalmente adaptado a tecnologias assistivas.

O diário acessível, também conhecido como DEJT_a, é elaborado a partir das publicações do Regional por meio de seus cadernos extraídos do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). O objetivo é tornar o documento totalmente inclusivo, abarcando pessoas cegas e com baixa visão e pessoas surdas, com a interpretação em Libras realizada por meio de software automatizado.

O projeto estratégico, autorizado pelo presidente do Regional, desembargador Thiago Andrade, visa transformar as edições dos diários do formato PDF para HTML. Na equipe, estão o gestor de publicação e documental eletrônica do Núcleo de Publicações (Nupi) e gestor regional do DEJT, Rômulo Carvalho, além do apoio da Secretaria da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas (CDSS).

A iniciativa é mais uma das medidas que promovem maior acessibilidade nos portais do Regional paraibano. O formato HTML possibilita a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas, permitindo assim o acesso por pessoas com deficiência visual, através de softwares leitores de tela (voz), e por pessoas com deficiência auditiva, que podem se beneficiar do recurso de interpretação em Libras.

Já o Hack@ Power é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Labor) do TRT-13, conduzido pelo servidores Marcelo Moura e Ronaldo Farias, em parceria com o Farol Digital, hub de inovação da cidade de João Pessoa do qual o Labor é membro fundador, que agrega diversas instituições parceiras com o objetivo de desenvolver uma hackathon voltada para o público feminino em idade escolar e de nível superior.

Na primeira edição, participaram cerca de 100 meninas, que desenvolveram soluções inovadoras nos temas de inclusão, sustentabilidade e empregabilidade, eixos prioritários da atual gestão do TRT-13. As equipes vencedoras foram premiadas em dinheiro, recebendo ainda benefícios de pré-aceleração e aceleração da solução proposta, que podem eventualmente se tornar um produto ou startup. 

Durante a Hack@ Power, as participantes receberam capacitação em temas de empreendedorismo e mercado de trabalho, com lideranças femininas na área de Tecnologia da Informação, além de licenças de plataformas de capacitação técnica e pré-seleção para o hackathon da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Mais inovação

Na primeira leva de inscrições, o Regional submeteu ao prêmio quatro de suas ações realizadas nos primeiros meses da gestão. A criação da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) é uma delas, pois se trata de um setor estratégico para a realização de programas e projetos voltados para os direitos humanos e a promoção da Justiça Social. Uma das missões da Aspros é implementar os eixos temáticos de diversidade e inclusão no âmbito do TRT-13.

Um dos projetos desenvolvidos pela Aspros também foi inscrito no Prêmio Innovare, o Programa Emprega Margaridas, que oferece formações sobre o mercado de trabalho e palestras sobre empoderamento feminino, direitos humanos e trabalho decente a jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já o Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, outra inscrição do Regional no prêmio, desenvolve uma série de projetos e ações, tanto internamente quanto externamente, que estimulam a ocupação de mulheres em cargos estratégicos de decisão em empresas e instituições, alinhado ao Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres.

Por fim, o TRT-13 em Movimento é outra ação do regional trabalhista paraibano que foi apresentada. Em sua primeira edição, o tribunal levou uma série de atividades para a comunidade quilombola de Paratibe e para os moradores do bairro Muçumagro, na periferia de João Pessoa. Além da prestação de serviço relacionada à atividade-fim do tribunal, também foram oferecidas oficinas de computação básica, compostagem e empregabilidade até palestras sobre violência contra a mulher, assédio moral e trabalho seguro, em parceria com outras instituições públicas

Há 20 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, buscando identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

As práticas inscritas serão visitadas por consultores especializados e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora. As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13