Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Aquilomba, Paraíba: TRT-13 assina termo de doação de computadores por meio de parceria com a CEQNEQ
Conteúdo

Notícias

Aquilomba, Paraíba: TRT-13 assina termo de doação de computadores por meio de parceria com a CEQNEQ

Projeto de sustentabilidade e inovação social beneficiará 16 comunidades quilombolas com 170 equipamentos de informática
publicado: 05/03/2024 14h58 última modificação: 05/03/2024 15h02

Translator

Doação PCs Quilombo-8.jpg

Aquilombar está associado à criação de espaços coletivos de pertencimento, afetividade, acolhimento, sociabilidade, fortalecimento de laços, de memórias e de identidade cultural para a população negra. Com isso em mente, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) criou o “Aquilomba, Paraíba”. 

No dia 23 de fevereiro, o TRT-13 realizou a assinatura de termo de doação de 170 computadores, perfazendo um total de mais de R$ 500.000, para 16 comunidades quilombolas, por meio de parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Negras Quilombolas da Paraíba, a CEQNEQ.

 A iniciativa pretende enfrentar os processos de marginalização e exclusão por meio do empoderamento dos atores sociais e do oferecimento de caminhos para o seu pleno desenvolvimento. “Vamos atrás de parcerias para que o projeto possa implantar um espaço de criação e inovação dentro das comunidades quilombolas. A ideia é criar um espaço de desenvolvimento de novas tecnologias sociais”, destacou o presidente do Tribunal, desembargador Thiago Andrade.

“Esses computadores serão de grande ajuda para as comunidades, que são muito invisibilizadas. Estou aqui com grande alegria representando 6 mil famílias e agradeço muito ao TRT-13 e ao presidente do Tribunal, Thiago Andrade”, afirmou o presidente da CEQNEQ, José Amaro Silva.

Doação PCs Quilombo-6.jpg

O Projeto

O “Aquilomba, Paraíba: projeto de sustentabilidade e inovação social do TRT-13” tem o objetivo de promover letramento digital, formação em sustentabilidade, bem como apresentar temas potencializadores e implantar espaços que fomentem a inovação social em comunidades quilombolas e indígenas da Paraíba.  

Em sua fase de formação, o projeto pretende alcançar doze territórios e, diretamente, 360 pessoas. Destaca-se o alinhamento à Agenda 2030 da ONU no que tange a adoção de medidas transformadoras a fim de direcionar a sociedade para o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, ambiental e cultural.

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: