Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Auditório do Tribunal Pleno do TRT-13 recebe emocionante cerimônia de formatura da primeira turma de jovens aprendizes do Tribunal
Conteúdo

Notícias

Auditório do Tribunal Pleno do TRT-13 recebe emocionante cerimônia de formatura da primeira turma de jovens aprendizes do Tribunal

O evento contou com a presença de familiares, amigos e de representantes da SRT/PB e do Senac
publicado: 20/08/2024 17h35 última modificação: 30/08/2024 15h02

Formatura Jovens Aprendizes-3744.jpg

Nesta segunda-feira (19), o auditório do Tribunal Pleno do TRT-13 recebeu a emocionante cerimônia de formatura da primeira turma de jovens aprendizes do Tribunal, organizada pela  Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal (Segepe). O evento contou com a presença de familiares, amigos, gestores que participaram da jornada de aprendizagem desses jovens no TRT-13 e de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e da Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba (SRT/PB).  

A cogestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, juíza Poliana Sá, parabenizou os jovens aprendizes pelo caminho percorrido e falou um pouco sobre o papel da justiça do trabalho no combate ao trabalho infantil. “A criação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil  e Estímulo à Aprendizagem é uma das ações da justiça do trabalho para garantir a efetivação dos direitos humanos. Conscientizar a sociedade e desconstruir crenças e valores para atingir mentes e corações no enfrentamento desse tema é um compromisso humanitário e libertário da justiça do trabalho, e isso foi abraçado e está sendo honrado, especialmente aqui, no âmbito do TRT-13”, frisou.

Formatura Jovens Aprendizes-3299.jpg

A cerimônia ainda contou com a apresentação de um vídeo mostrando a trajetória dos jovens aprendizes, as visitas do Projeto Herança para a Vida e depoimentos deles e de gestores, contando um pouco de como foi essa jornada e o quanto esse projeto impactou, não só a vida deles, mas do Tribunal como um todo.  

Com um discurso comovente, a jovem aprendiz Laís Kathleen, oradora da turma, emocionou os presentes ao contar um pouco sobre a sua vida e trajetória no Tribunal, dedicando suas conquistas e aprendizados à mãe. “Eu gostaria de agradecer, primeiramente, pela presença de todos os presentes, senhores e senhoras, que vieram prestigiar esses jovens lendários na história do TRT-13. A primeira turma de jovens aprendizes, com certeza, abriu caminho para uma linda jornada para nós que estamos nos despedindo e para aqueles que entrarão. Hoje é um dia especial e eu, por muito tempo, sonhei com esse dia, onde eu agradeceria tantos ensinamentos e oportunidades aqui vividas. Agora que o dia chegou, a despedida parece não caber nesses papéis, e aviso, não caberão. Uma vida de transformação não cabe aqui”, destacou.

Formatura Jovens Aprendizes-3439.jpg

Antes de receber os certificados, os jovens aprendizes apresentaram a música “ A Voz da Resistência”, do cantor, compositor e coreógrafo Washington Duarte, conhecido com WD, e com participação da cantora Negra Li. A música reflete sobre a autoaceitação e a luta contra o racismo e a discriminação, em versos fortes que exaltam a beleza e resitência negra. “E eu sou/A voz da resistência preta/E eu sou/Quem vai empretar minha bandeira/E eu sou/E ninguém isso vai mudar/Tudo começou a dar certo quando eu aprendi me amar”.

Para encerrar o evento, a mãe do aprendiz Thiago Santos, Joseane Santos, líder do Quilombo de Paratibe, expressou a sua gratidão pela experiência proporcionada pelo projeto e o desejo de que ele prossiga, transformando a vida dos jovens da Paraíba. “Eu só quero trazer, aqui, a nossa eterna gratidão a equipe do TRT, tão maravilhosa, que está dando essas oportunidades para esses jovens. Hoje eu me encontro, dentro de casa, com outro Thiago: um Thiago com uma visão de faculdade, que ele não tinha essa visão antes, isso graças ao TRT-13 e à equipe do Senac, que estavam sempre incentivando ele a estudar. Minha eterna gratidão por todos esses jovens aqui presentes e os demais que estão para chegar”, frisou. 

Formatura Jovens Aprendizes-3182.jpg

Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13