Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Com 50% dos postos ocupados por mulheres, Central de Serviços de TIC dá início a novo contrato no TRT-13
Conteúdo

Notícias

Com 50% dos postos ocupados por mulheres, Central de Serviços de TIC dá início a novo contrato no TRT-13

Empresa contratada segue política de diversidade implantada pelo Regional em 2023
publicado: 31/07/2023 16h50 última modificação: 04/08/2023 09h39

Novas integrantes da Terceirizada.jpeg

A Central de Serviços de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) está, a partir de agora, com metade da equipe composta por mulheres. A mudança faz parte da busca pela diversidade, fruto da política recentemente implantada no Regional, que exige, desde março deste ano, com a publicação do Ato SGP 051/2023 que as empresas contratadas via terceirização formem equipes com mais mulheres, sejam cis ou trans. 

O “Programa Transformação”, do Conselho Nacional de Justiça, por exemplo, instituiu a reserva de vagas de trabalho terceirizadas para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade no Poder Judiciário em abril deste ano. Ou seja, o TRT-13 foi inovador ao implementar uma política de diversidade e equidade de gênero antes mesmo de os demais órgãos do judiciário começarem a adaptar seus contratos de prestação de serviço e editais de contratação em conformidade com a normativa do CNJ.

No caso específico da contratação do TRT-13, cujos serviços iniciaram nesta segunda-feira (31), além da equidade de gênero, houve um aumento nos integrantes da equipe, que agora conta com 15 pessoas. A central é formada pelos funcionários terceirizados que fazem o primeiro atendimento de demandas relacionadas à informática e auxiliam desde servidores e magistrados até usuários externos.

A expectativa, segundo o chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU) do TRT-13, Luiz Alberto Santos, é que o atendimento, já prestado com excelência, seja ainda melhor com o aumento da equipe e com as novas atendentes. “Eu considero a área de Atendimento ao Usuário uma das mais importantes. É a porta de entrada da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e o usuário deve ter toda a atenção necessária para expor suas dúvidas e tê-las solucionadas ou, pelo menos, que possamos encaminhar o usuário para onde ele possa obter uma ajuda mais especializada”, afirmou.

Para o gestor da equipe da Central de Serviços, Geraldo Cabral, as expectativas também são boas. “Para mim, é uma novidade bem-vinda. Agora, temos uma equipe mais diversa e esperamos que dê certo. O crescimento profissional de cada uma aqui só depende delas. Queremos que elas gostem do que vão fazer”, disse.

Setic novas terceirizadas 1.jpeg
Novas colaboradoras terceirizadas já estão em ação nos prédios do TRT-13, recebendo todo apoio dos colaboradores da própria empresa

Áreas de atuação

As novas colaboradoras estão atuando em diversas áreas. Uma delas, por exemplo, está no Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, e ela é responsável por cobrir todo o horário de funcionamento do local. Além disso, a seção de Manutenção conta com duas novas integrantes para auxiliar na manutenção de impressoras, nobreaks, notebooks e monitores fora de garantia. 

Ainda compõem a nova equipe duas colaboradoras para a área de Desenvolvimento de Sistemas, que irão apoiar os times do setor na criação de relatórios e sustentação de sistemas. Uma delas é Juliana Gomes, que tem formação superior em Sistemas para Internet. Ela já tem experiência na área e vai atuar com análise e banco de dados. “Minhas expectativas são conquistar novos desafios, aprender mais e desenvolver meu conhecimento. Quero conseguir crescer aqui”, comentou.

Terceirização

Desde 2018, o  atendimento aos usuários dos serviços de TIC do TRT-13 é feito por uma equipe de funcionários terceirizados. Além disso, todos os chamados abertos pelos usuários internos, como servidores e magistrados, e usuários externos, chegam diretamente para a equipe de colaboradores da Central de Serviços. 

“Ali os chamados são classificados e  categorizados. Neste momento, a demanda do usuário pode ser atendida diretamente pela equipe ou escalada para os outros setores da Setic, dependendo da complexidade da solicitação”, explicou Luiz Alberto Santos.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: ,