Notícias
Com palestra do poeta Bráulio Bessa e show de Sandra Belê, presidente do TRT-13 lança livro com resultados do biênio 23/24
“Uma palavra que define para mim esse fim de gestão é orgulho. Eu estou orgulhoso do que construímos juntos, magistrados, servidores e nós, da gestão. Orgulho de hoje poder falar que temos um Tribunal da Justiça Social na Paraíba”. Foi assim que o presidente do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, iniciou seu discurso de apresentação dos resultados alcançados durante o biênio 2023/2024 nesta segunda-feira (9), no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, para o público mais diverso possível.
Além de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários e aprendizes, pessoas em situação de rua, quilombolas, estudantes de escolas públicas e pessoas trans acompanharam o evento, que também aconteceu no Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, nessa terça (10).
O desembargador-presidente citou as diversas iniciativas promovidas para o público interno e externo ao longo destes dois anos, que focaram nos eixos diversidade, inclusão e sustentabilidade, e enfatizou a importância das parcerias junto a instituições como IFPB, UFPB, Sintur, Sebrae/Paraíba, Ceqnec, Cufa, secretarias municipais e de estado, bem como associações e organizações ligadas aos movimentos sociais. “Eu queria ações concretas que modificassem pelo menos um pouco da realidade dessa desigualdade social que vivemos. Fico feliz que a gente conseguiu fazer muita coisa”, destacou.
Ele enfatizou, também, que as instituições públicas precisam se reinventar e ficar mais próximas da sociedade. “Para promover a dignidade humana e a Agenda 2030 da ONU é preciso ações proativas, inovadoras e criativas, além de buscar parcerias. Nossa atuação vai muito além dos autos dos processos eletrônicos. Essa forma de atuar fora dos muros da instituição e em parceria com os movimentos sociais talvez ajude a superar as estatísticas de desigualdade social”, afirmou.
O presidente do Regional paraibano agradeceu, ainda, à equipe que o acompanhou durante a jornada, salientando que tudo só foi possível por causa da dedicação e trabalho árduo de todas e todos. “Nós chegamos aonde eu nem sonhava chegar”, pontuou, emocionado. A Assessoria de Comunicação Social do TRT-13 produziu um vídeo institucional que mostra todos os projetos feitos durante os últimos dois anos e o impacto na vida das pessoas diretamente beneficiadas. É possível assistir na página do TRT-13 no YouTube.
Livro com iniciativas é lançado
O livro “TRT-13: Porto da inclusão, diversidade e sustentabilidade na Paraíba”, que reúne todas as ações, projetos e programas desenvolvidos ao longo destes dois anos de gestão do presidente Thiago Andrade, foi lançado nos eventos de apresentação dos resultados do biênio 23/24 em João Pessoa e Campina Grande. O material foi produzido pela equipe da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13, setor criado nesta Administração para pôr em prática as iniciativas ligadas à diversidade, inclusão e sustentabilidade dentro e fora do Tribunal.
“Foi uma história muito bonita construída ao longo destes dois anos. Gratidão a todas as pessoas que estão aqui, a quem participou dos nossos projetos e acreditou que o TRT-13 poderia trazer uma oportunidade de mudança. Que bom que pudemos ser aliados na luta travada no cotidiano de muitos aqui presentes”, afirmou a assessora-chefe da Aspros, Jamilly Cunha.
A obra foi construída de forma coletiva com uma só missão: condensar, em 160 páginas, a história elaborada em dois anos de Administração do desembargador Thiago Andrade. Com a metáfora do porto, o livro é dividido em capítulos que mostram como o Regional foi “porto” de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, sustentabilidade e bem-estar nesse período. Traz, também, dados da Justiça do Trabalho, bem como os prêmios conquistados, a exemplo do Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Diamante, nos dois anos de gestão do desembargador.
“Impossível não agradecer à equipe da Aspros por todo o acolhimento e trabalho feito. Vocês fizeram o sonho acontecer. Nesses dois anos, o TRT-13 foi o porto que recebeu e acolheu, mas também representou um ponto de partida para novos rumos e histórias”, destacou a assessora-chefe.
Bráulio salienta importância da arte como resistência e oportunidade de mudança
Para celebrar tantas conquistas, o evento contou com dois momentos muito aguardados: a palestra do poeta e escritor cearense Bráulio Bessa e o show da cantora paraibana Sandra Belê. O poeta abordou, na palestra intitulada “Poesia”, a importância da arte como ferramenta educacional e de resistência, bem como o quanto ela pode representar uma oportunidade de mudança de vida.
“Acho que é importante e necessário as instituições públicas falarem sobre transformação, educação, arte e cultura e o poder de tudo isso como ferramenta de resistência nesse país. Sempre será um ato revolucionário fazer arte e cultura no Brasil. É interessante estar aqui hoje como artista popular, fruto da escola, da sala de aula e da feira. As instituições devem abrir as portas para a arte. O técnico é importante, tenho plena consciência disso, mas é importante abrir espaço para a arte, que é alimento da alma”, argumentou Bráulio Bessa.
O show da cantora Sandra Belê também foi ponto alto dos eventos. Foram 30 minutos de muita animação, com quatro músicas de repertório próprio e cinco canções variadas. A servidora do TRT-13, Vanessa Paiva, afirmou que aproveitou bastante o evento. “Foi muito bom ver o quanto nosso Regional trabalhou nestes dois anos e saber que contribuí para isso”, afirmou.
Para Maria Vitória da Silva Gomes, funcionária terceirizada do TRT-13, o evento “foi maravilhoso e eu gostei demais. Bráulio fala super bem e gostei muito do show de Sandra. Ela canta muito bem. O evento foi bem legal”.
#PraTodosVerem: A matéria possui nove fotos no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, e no Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande. A primeira foto mostra o presidente do TRT-13 sorrindo no púlpito do auditório do Fórum Maximiano Figueiredo ao lado de uma intérprete de libras. A segunda foto mostra a plateia no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. A terceira foto mostra a plateia no auditório do Fórum Irineu Joffily de costas para a câmera ouvindo o presidente do TRT-13. A quarta foto mostra a plateia no auditório do Fórum Irineu Joffily de frente para a câmera ouvindo o presidente do TRT-13. A quinta foto mostra três servidoras do TRT-13 no púlpito do Fórum Maximiano Figueiredo falando com o público ao lado de um intérprete de libras. A sexta foto mostra o livro lançado pelo TRT-13. A sétima foto mostra o presidente do TRT-13 e Bráulio Bessa segurando o livro; ambos sorriem para a câmera. A oitava foto mostra Sandra Belê cantando do lado do auditório do Fórum Maximiano Figueiredo com três músicos tocando zabumba, percussão e sanfona. A nona foto mostra o presidente do TRT-13 posando com servidores e servidoras do Fórum Irineu Joffily.
Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13