Notícias
Começou: abertura do 2º ENOE emociona com homenagem e traz debate sobre violência contra a mulher
A abertura do 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (ENOE), promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) e pela Rede de Estudos Jurídicos e Femininos (Redefem), com apoio da Escola Judicial da 13ª Região (Ejud13), aconteceu nesta quarta-feira (20), no Centro Universitário Uniesp, e reuniu cerca de 200 pessoas, recepcionadas pela música da talentosa banda da Polícia Civil da Paraíba. A programação iniciou com formação da mesa com as autoridades de diversas instituições que prestigiaram o evento. Confira as fotos do primeiro dia do evento.
A desembargadora-presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado, anfitriã da 2ª edição do ENOE, abriu o evento ressaltando a importância de se discutir a violência contra as mulheres como forma de enfrentamento dessa chaga social. “Assumi a presidência do TRT da Paraíba em janeiro de 2025 plenamente consciente de que não poderia exercer esta função sem colocar, desde o primeiro momento, como um dos objetivos centrais de nossa atuação, o enfrentamento à violência de gênero. É por isso que escolhemos organizar este evento, que representa um chamado ao Poder Judiciário e aos demais poderes constituídos da República porque não há como silenciar diante do machismo estrutural, nem ignorar as marcas profundas do patriarcado que ainda moldam nossas instituições, nossas práticas sociais e a vida cotidiana das mulheres”, destacou a presidente.
“O ENOE é o encontro de ouvidorias em âmbito nacional e reúne tanto instituições do setor público quanto privado. O objetivo das ouvidorias é acolher, escutar, encaminhar e proteger as mulheres, mas para isso é importante que os profissionais das ouvidorias e das instituições se preparem, se qualifiquem. Por isso a importância do ENOE: porque discutir os direitos das mulheres e meninas é, na verdade, falar sobre direitos humanos e esse é o principal objetivo do Encontro”, frisou a presidente da Redefem, Rosane Porto.
Em seguida, houve a entrega da Medalha REDEFEM para mulheres protagonistas. A homenagem reconhece e valoriza ações, projetos e iniciativas que defendem os direitos humanos das mulheres. Dentre as homenageadas dessa edição estão a presidente e a vice-presidente do TRT-PB, desembargadoras Herminegilda Leite Machado e Rita Leite Brito Rolim, respectivamente, e a coordenadora desta edição do evento, juíza do trabalho Poliana Sá.
Logo após o momento de celebração, o público pôde conhecer o “Programa Petrobras contra as Violências Sexuais e no Trabalho”, em palestra apresentada pela coordenadora da iniciativa, Ana Gawryszewski. “O Programa tem quatro eixos de atuação: o primeiro eixo é o da estratégia, pensando no posicionamento da companhia em relação à temática. O segundo trata da prevenção, que traz a capacitação e a conscientização. Um eixo voltado para o acolhimento, onde a gente tem um canal conduzido por profissionais de saúde para acolher as pessoas que são vítimas de violência no trabalho ou violência sexual. E, por último, a gente tem o tratamento da denúncia, que conversa bastante com o ENOE porque temos a ouvidoria e o tratamento de denúncia”, explicou Ana Gawryszewski.
Encerrando o primeiro dia de evento de uma forma mais leve e com muita animação, o Grupo de Danças Folclóricas SESC Paraíba trouxe a cultura nordestina e colocou todo mundo para dançar com o forró pé de serra.
2º dia do ENOE
O 2º dia do Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar acontecerá nesta quinta-feira (21), a partir das 8h30. A Programação contará com atividades nos dois turnos. Pela manhã, serão apresentados dois painéis: Direito e Violência Doméstica: Desafios e Perspectivas de Combate, mediado pela segunda-dama do estado e coordenadora do “Antes que Aconteça”, Camila Mariz; e Violência de Gênero: Perspectivas Interseccionais e Estratégias de Enfrentamento, mediado por Renatta Quittans (Advogada e Ouvidora OAB-PB). Além disso, no final da manhã, haverá um Coffee Break com lançamento de livros com sessão de autógrafos.
O turno da tarde contará com palestra da Professora Dra. Sandra Tavares, da Universidade Católica Portuguesa, de Porto - Portugal, com o tema “Violência contra a mulher - Análise comparativa entre Portugal e Brasil”. Após a palestra, terá início as apresentações dos Grupos de Trabalho. Os GTs acontecerão nas salas do 3º andar do Prédio Central da UNIESP.
O ENOE integra a programação comemorativa pelos 40 anos de instalação do TRT-PB, que serão completados em outubro de 2025.
Anote na agenda:
📍 O quê? Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – ENOE
📅 Quando? 20 a 22 de agosto de 2025
📍 Onde? Centro Universitário Uniesp
Veja as fotos do primeiro dia do evento.
Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br