Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Comitê de Inovação do TRT-13 ganha novo presidente
Conteúdo

Notícias

Comitê de Inovação do TRT-13 ganha novo presidente

Juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior comentou sobre expectativas e planos para o Comitê
publicado: 16/02/2022 10h27 última modificação: 17/02/2022 13h05

Juiz Francisco de Assis
Juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior é o novo presidente do Comitê de Inovação do TRT-13

O juiz Francisco de Assis Barbosa Júnior, da 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande, é o mais novo presidente do Comitê Gestor do Programa de Inovação (CGPI) do TRT-13. A alteração consta no Ato TRT SGP nº 021/2021, publicado no Diário Administrativo eletrônico disponibilizado no último dia 8 deste mês. O magistrado comentou sobre as expectativas, planos e metas para o Comitê durante a sua gestão.

“As expectativas por ter assumido o cargo são as melhores. A equipe é maravilhosa e foi escolhida a dedo. O meu antecessor, meu amigo juiz André Machado, fez um trabalho excelente e os projetos estão bem encaminhados. Vai ser desafiador”, afirmou o novo presidente do Comitê, que também agradeceu ao presidente do Tribunal, desembargador Leonardo Trajano, pela confiança depositada.

“A sociedade mudou e seus órgãos devem obrigatoriamente mudar, seguindo a linha da inovação não só no design, mas na forma de agir e se comunicar com todos. Não podemos ficar para trás. Sou, particularmente, um grande entusiasta da inovação, mas sem esquecer que inovar não significa esquecer ou abandonar o que já é consignado. Algumas coisas tradicionais devem se manter, mas outras que se tornaram obsoletas devem mudar e se adaptar para continuarem funcionando e atendendo à finalidade do Tribunal, que é fazer a prestação jurisdicional de qualidade para a sociedade”, avaliou.

Planos

Em relação aos planos para o Comitê, o juiz Francisco de Assis afirmou que um dos focos será o projeto “Legal Design TRT 2”, que tem o objetivo de implantar inovações visuais em peças judiciárias, facilitando a leitura por pessoas que não são da área jurídica.

“Vamos manter, também, o projeto de Transformação Digital do Tribunal, que foca em modernizar procedimentos nas unidades administrativas e judiciárias. Temos outras ideias de projetos que ainda estão muito no início, a exemplo de usar a lógica do metaverso no encaminhamento processual, facilitando a vida de todos os que fazem o Regional e das partes e advogados. Vamos tentar amadurecer”, salientou.

Parcerias

Para o projeto do “Legal Design TRT”, capitaneado pelo magistrado em 2021, houve uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. Agora, a ideia é ampliar tal parceria, que conta com a colaboração do professor Cláudio Lucena. “Queremos trocar experiências e fazer com que os Grupos de Trabalho das duas instituições atuem juntas para o desenvolvimento de tudo isso. Creio que seja inédito esse grau de interação entre uma universidade pública e um tribunal”, comentou o juiz Francisco de Assis.

Metas

Já no tocante às metas, ele comentou que uma delas é entregar os projetos que atualmente estão em andamento. “Outra meta é iniciarmos mais três novos projetos, mas ainda não definimos quais serão”, contou o presidente do Comitê.


Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13