Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Confira vídeo em homenagem ao desembargador Carlos Coelho
Conteúdo

Notícias

Confira vídeo em homenagem ao desembargador Carlos Coelho

Magistrado se aposentou do TRT-13 neste mês
publicado: 28/03/2023 15h37 última modificação: 28/03/2023 15h37

O desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, que se aposentou do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) no início deste mês, ganhou uma homenagem em vídeo pelo trabalho desenvolvido na instituição. O vídeo conta um pouco da história do magistrado, passando pela sua carreira como professor universitário, função desempenhada na UFPB, e juiz do trabalho.

Além disso, o vídeo relata sua forte ligação com a religião católica e o impacto desta postura em sua conduta profissional e pessoal. A gravação conta com relatos de familiares, colegas de trabalho, ex-alunos e amigos do desembargador. 

Confira o vídeo clicando aqui

Breve currículo

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos Coelho de Miranda Freire é mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em Direito também pela USP. Foi servidor da Justiça Federal da Primeira Instância em 1971 e foi aprovado para o cargo de professor-assistente da cadeira de Introdução ao Direito da Faculdade de Direito da UFPB em 1973. Atualmente, é aposentado da UFPB.

A carreira na magistratura teve início em 1987, após aprovação no primeiro concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. Foi juiz presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Patos e juiz presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Guarabira, ambos ao longo de 1989; juiz presidente da 6ª Junta de Conciliação e Julgamento de João Pessoa, tendo instalado a unidade em 1992; juiz presidente da 7ª Vara do Trabalho de João Pessoa, tendo instalado a unidade em 2004; promovido a desembargador do TRT-13 em 2005, mediante promoção por merecimento, ocupou a presidência do Regional no biênio 2013/2014. Tem três livros publicados: “Influência da Doutrina Jurídica nas Decisões Judiciais”, “Teoria da Legislação (Aspectos Materiais)” e “Conflito e Decisão”.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13