Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Controladoria Geral do Município de João Pessoa confirma apoio ao II ENOE
Conteúdo

Notícias

Controladoria Geral do Município de João Pessoa confirma apoio ao II ENOE

Evento acontecerá de 20 a 22 de agosto no Centro Universitário Uniesp. Inscrições estão abertas
publicado: 14/07/2025 17h21 última modificação: 15/07/2025 16h31

Reunião CGM (1).jpg

A Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM) confirmou, na tarde desta segunda-feira (14), apoio ao II Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (ENOE), que acontecerá no período de 20 a 22 de agosto deste ano, no Centro Universitário Uniesp. O evento, seriado pelo TRT da Paraíba, é promovido pela Rede de Estudos Jurídicos e Femininos (REDEFEM) com o objetivo de promover capacitação e fortalecer a atuação das Ouvidorias no enfrentamento à violência de gênero.

O controlador geral do município, Diego Albuquerque, enfatizou a importância de que as ações feitas pelas ouvidorias tenham um viés de enfrentamento aos problemas, especialmente quando se trata de casos de assédio e de violência contra a mulher. Ele afirmou que a CGM vai garantir todo o apoio necessário à realização do evento.

“Queremos, sobretudo, passar para o cidadão que a ouvidoria é um canal que trará a ele segurança, discrição e que ele pode fazer uma denúncia, principalmente a que envolve violência contra a mulher. Se a mulher não se sentir confortável e confiante, que vai ter apoio naquele reclame, a tendência é que o trabalho da ouvidoria seja esvaziado. Então, enquanto agentes públicos, temos que estimular que esse trabalho não seja esvaziado, que seja fortalecido e robustecido”, destacou.

A presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, destacou que a reunião foi importante para estreitar relações institucionais, bem como discutir sobre o evento. “Tivemos um encontro de trabalho bastante produtivo”, disse. Participaram, também, da reunião a juíza do trabalho Poliana Sá, que coordena o II ENOE, e o secretário executivo de transparência pública, Lucas Henriques de Melo. 

Reunião CGM (3).jpg

II ENOE

Com previsão de reunir mais de 300 participantes, o II ENOE propõe uma agenda diversa, voltada ao enfrentamento de todas as formas de assédio e discriminação contra mulheres nos espaços institucionais, profissionais e sociais. As inscrições já estão abertas e a programação do evento já está disponível.

A iniciativa integra as ações da REDEFEM, que atua na articulação de políticas públicas e no fortalecimento das Ouvidorias — especialmente as de Gênero e da Mulher — como espaços estratégicos de escuta, acolhimento e transformação social.

O evento integra, ainda, a programação especial em alusão aos 40 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba.

Reunião CGM (2).jpg

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br

 

registrado em: