Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > DEJT Acessível: projeto premiado do TRT-13 é apresentado no CONIP, em Brasília
Conteúdo

Notícias

DEJT Acessível: projeto premiado do TRT-13 é apresentado no CONIP, em Brasília

TRT-13 tornou-se, com o DEJT Acessível, o primeiro tribunal de todo o judiciário brasileiro a promover alterações reais e significativas para deixar o diário eletrônico mais acessível
publicado: 30/08/2024 13h54 última modificação: 05/09/2024 11h00

Rômulo Carvalho, gestor de Publicação e Informação, e Emerson Araújo, coordenador de projetos da SETIC, representaram o TRT-13 no ConipO Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho Acessível (DEJT Acessível), de autoria do servidor Rômulo Carvalho, gestor de publicação e informação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Informação e Comunicação (Setic), foi apresentado no CONIP JUDICIÁRIO, que aconteceu, em Brasília, nos dias 28 e 29 de agosto.

Durante a palestra, apresentada na quarta-feira (28), o servidor Rômulo Carvalho detalhou aos presentes os benefícios que esse projeto, pioneiro no país, trouxe para as pessoas com deficiência visual e auditiva. Ele, também, citou as palavras do presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade: “Se apenas 1 cidadão for beneficiado , o projeto cumpriu seu objetivo”. 

O coordenador de projetos da SETIC, Emerson Araújo, relatou aos presentes que o acesso ao portal cresceu de 16.000 acessos para mais de 50.000 nos 03 meses subsequentes ao lançamento da ferramenta.

O projeto DEJT Acessível foi premiado em 2023 pelo CONIP de Excelência em Gestão Pública - Categoria Serviços ao Cidadão; no FUJI – STF/CNJ - Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI), organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); pelo Prêmio Justiça do Trabalho Acessível - TST / CSJT - Categoria Dimensão Comunicacional e, por fim, obteve Menção Honrosa no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial.

O evento CONIP JUDICIÁRIO E CONTROLE tem como objetivo contribuir para a conscientização da necessidade da transformação da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos Órgãos de Controle, auxiliando no uso das melhores ferramentas e apresentando estudos de casos e tecnologias para maior fluidez nos processos.

O que é o DEJT Acessível?

Com implementação técnica dos servidores Emerson Araújo, José Rafael, Benjamin Pinto e Ericson Benjamim, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e contribuição do consultor Guilherme Guimarães, o projeto DEJT Acessível tornou o TRT-13 o primeiro tribunal de todo o judiciário brasileiro a promover alterações reais e significativas para deixar o seu diário eletrônico mais acessível. 

Os cadernos eletrônicos judicial e administrativo do Regional passaram a contar com versões no formato HTML, facilitando a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas. Dessa forma, o acesso aos documentos por pessoas com deficiência visual ficou mais fácil, com o uso de softwares de leitores de tela (voz), bem como por pessoas com deficiência auditiva, que podem se beneficiar do recurso de interpretação em Libras.

Conip 2024 1.jpeg

Assessoria de Comunicação Social TRT-13