Notícias
DEJT Acessível: projeto premiado do TRT-13 é apresentado no CONIP, em Brasília
O Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho Acessível (DEJT Acessível), de autoria do servidor Rômulo Carvalho, gestor de publicação e informação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Informação e Comunicação (Setic), foi apresentado no CONIP JUDICIÁRIO, que aconteceu, em Brasília, nos dias 28 e 29 de agosto.
Durante a palestra, apresentada na quarta-feira (28), o servidor Rômulo Carvalho detalhou aos presentes os benefícios que esse projeto, pioneiro no país, trouxe para as pessoas com deficiência visual e auditiva. Ele, também, citou as palavras do presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade: “Se apenas 1 cidadão for beneficiado , o projeto cumpriu seu objetivo”.
O coordenador de projetos da SETIC, Emerson Araújo, relatou aos presentes que o acesso ao portal cresceu de 16.000 acessos para mais de 50.000 nos 03 meses subsequentes ao lançamento da ferramenta.
O projeto DEJT Acessível foi premiado em 2023 pelo CONIP de Excelência em Gestão Pública - Categoria Serviços ao Cidadão; no FUJI – STF/CNJ - Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI), organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); pelo Prêmio Justiça do Trabalho Acessível - TST / CSJT - Categoria Dimensão Comunicacional e, por fim, obteve Menção Honrosa no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial.
O evento CONIP JUDICIÁRIO E CONTROLE tem como objetivo contribuir para a conscientização da necessidade da transformação da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos Órgãos de Controle, auxiliando no uso das melhores ferramentas e apresentando estudos de casos e tecnologias para maior fluidez nos processos.
O que é o DEJT Acessível?
Com implementação técnica dos servidores Emerson Araújo, José Rafael, Benjamin Pinto e Ericson Benjamim, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e contribuição do consultor Guilherme Guimarães, o projeto DEJT Acessível tornou o TRT-13 o primeiro tribunal de todo o judiciário brasileiro a promover alterações reais e significativas para deixar o seu diário eletrônico mais acessível.
Os cadernos eletrônicos judicial e administrativo do Regional passaram a contar com versões no formato HTML, facilitando a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas. Dessa forma, o acesso aos documentos por pessoas com deficiência visual ficou mais fácil, com o uso de softwares de leitores de tela (voz), bem como por pessoas com deficiência auditiva, que podem se beneficiar do recurso de interpretação em Libras.
Assessoria de Comunicação Social TRT-13