Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Denúncia contra o racismo: TRT-13 recebe palestra da consultora Benilda Brito
Conteúdo

Notícias

Denúncia contra o racismo: TRT-13 recebe palestra da consultora Benilda Brito

Integrante da Rede Malala e CEO da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar fala sobre letramento racial e planejamento institucional de diversidade e inclusão
publicado: 09/05/2023 14h38 última modificação: 12/05/2023 15h39

Benilda Brito (2).png
Benilda Brito é Integrante da Rede Malala e CEO da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) propõe uma visão diferente em torno do dia 13 de maio, celebrado por muitos anos por conta da abolição da escravatura assinada pela Princesa Isabel, com o evento realizado na próxima sexta-feira (12). Ao invés disso, a ação realizada no Tribunal Pleno, a partir das 9h, propõe o deslocamento do eixo para dar protagonismo às pautas e ao povo negro, com a celebração do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

Para trazer à tona discussões importantes sobre a temática, que deve levar reflexões também – e especialmente – para os brancos, o Regional convida a consultora Benilda Brito para conversar sobre letramento racial e planejamento institucional de diversidade e inclusão. As inscrições para o evento, realizado pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) e pela Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), já estão abertas, tanto para o público interno quanto para o público externo.

A programação começa às 9h, com a apresentação cultural de coco de roda do grupo Novo Quilombo, da comunidade quilombola Ipiranga, de Conde. Na sequência, será formada uma roda de diálogos com as lideranças quilombolas, Joseane Pereira da Silva, do quilombo de Paratibe, em João Pessoa, e Ana Lúcia, do quilombo de Ipiranga.

Ecos do passado

O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela abolição oficial da escravidão no Brasil. No entanto, as questões de discriminação e segregação racial não se extinguiram com a canetada. Pelo contrário, elas se tornaram ainda mais sofisticadas e veladas, às vezes se tornando difícil entendê-las, especialmente para quem não sente na pele esse preconceito.

A pedagoga e mestra em Gestão Social/Administração, Benilda Brito, tem a missão de apontar o racismo estrutural e outras formas de discriminação que se entrelaçam com a formação de empresas e instituições e, para tanto, criou a Múcua. A consultoria se propõe a alimentar debates, reflexões e avaliações, na busca da implementação de soluções inovadoras, no âmbito das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e corporações que desejem repensar seus valores, relações, metodologias e visões de futuro.

Benilda Brito, além de CEO da Múcua, também é Consultora da ONU Mulheres e Pacto Global, nos eixos de gênero, raça e diversidade; ativista da Rede Malala Fund e Movimento de Mulheres Negras N ́Zinga, de Minas Gerais; integra o conselho deliberativo do Instituto Ethos; faz parte do Comitê Consultivo do Movimento Raça é Prioridade – Pacto Global; e ainda é conselheira do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: