Notícias
Projeto Ecolabora vence 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável
O Ecolabora, do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), venceu a 2º Edição do Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável”, nesta terça-feira (27), em Salvador. O projeto concorreu na Dimensão Ambiental. A premiação aconteceu no 9º Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, que acontece de terça (27) a sexta-feira (30), com uma programação voltada para a justiça climática e o racismo ambiental.
Pela segunda vez, o TRT-13 vence o prêmio, que, neste ano, teve três projetos como finalistas. Nesta edição, além do Ecolabora, os projetos Centro de Integrado da Justiça Social (Cijus) e “Aquilomba, Paraíba” concorreram na Dimensão Social e ficaram, respectivamente, na 2ª e 3ª posições.
O prêmio é dividido em quatro dimensões: ambiental, econômica, social e cultural. Na Dimensão Ambiental, são premiadas boas práticas relacionadas à redução do impacto no meio ambiente das ações do Tribunal, tendo como premissas a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, a revisão dos padrões de consumo e a análise do ciclo de vida dos produtos.
Por sua vez, a Dimensão Social seleciona boas práticas relativas a ações do Tribunal que fomentem na instituição, no âmbito interno e externo, a adoção de comportamentos que promovam o equilíbrio e o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de atividades voltadas ao cuidado preventivo com a saúde, a acessibilidade e a inclusão social dos quadros de pessoal e auxiliar.
Conheça o vencedor - Ecolabora
O Ecolabora - Programa de Sustentabilidade do TRT-13 possui dois eixos de atuação: 1) Eixo interno: Trilha Greta Thunberg, nome dado em homenagem a jovem ativista e ambientalista sueca; e 2) Eixo externo: Trilha Patrícia Rosas, em homenagem à professora paraibana da UFPB, mulher negra, ex-catadora de material reciclável e ex-moradora de um lixão.
A Trilha Greta Thunberg se subdivide em dois caminhos de atuação: 1 - Ações concretas de redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e instalação do Ecoponto e dos Pontos de Entrega Voluntário Permanentes – PEVs para coleta de equipamentos eletroeletrônicos para reaproveitamento). 2 - “Acqua TRT-13”, projeto de educação ambiental e uso sustentável da água, dividido nas seguintes ações: a) Jogo da água, um tabuleiro virtual com diversas perguntas e respostas sobre o tema da água; b) reaproveitamento de águas de chuvas, com a contratação de empresa especializada para reutilizar as águas de chuva para uso nas descargas de três prédios do Tribunal, em serviços de limpeza e jardinagem; c) fortalecimento de instituições de preservação ambiental e fomento ao trabalho verde, com destaque para as ações realizadas no “Águas Potiguara”, da comunidade indígena Potiguara, de Baía da Traição.
A Trilha Patrícia Rosas foca em ações relacionadas ao enfrentamento das desigualdades sociais e raciais, bem como na promoção dos direitos humanos de pessoas e coletivos historicamente marcados pelos processos de exclusão. Neste sentido, o TRT-13 busca fomentar o trabalho verde e é o primeiro órgão público da Paraíba a contratar e remunerar catadores de material reciclável pelos serviços de coleta, reciclagem e disposição final dos resíduos.
Outra importante iniciativa realizada no âmbito do Programa Ecolabora foi a criação da Rede Conecta Sustentabilidade, que reúne o segmento de Justiça da Paraíba para implementar ações e programas interinstitucionais de sustentabilidade. Participam desta conexão, ao lado do TRT-13, o Tribunal Regional Eleitoral, a Justiça Federal, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e a Universidade Federal da Paraíba.
Renata Santos
Assessoria de Comunicação Social TRT-13