Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Em dois dias, Varas do Trabalho da 13ª Região realizam 145 audiências de conciliação
Conteúdo

Notícias

Em dois dias, Varas do Trabalho da 13ª Região realizam 145 audiências de conciliação

Até a próxima sexta (12), está sendo realizada, em todo o país, a Semana Nacional da Conciliação
publicado: 10/11/2021 14h14 última modificação: 16/11/2021 17h26

Com dois dias de esforço concentrado em decorrência da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que teve início na última segunda (08) e segue até a próxima sexta-feira (12), as Varas do Trabalho da 13ª Região já realizaram 145 audiências de conciliação, conforme levantamento feito pela Corregedoria Regional do TRT-13. O evento, que está em sua 16ª edição, conta, também, com a participação da Central Regional de Efetividade e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Tribunal.

O vice-presidente e corregedor regional do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira, destacou que o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região incentiva a celebração de acordo entre empregado e empregador diante da possibilidade de ser a melhor solução para a demanda. “Nesta XVI Semana Nacional de Conciliação, pretende-se incrementar o número de conciliações nas diversas unidades do nosso Regional, dada a importância da resolução mais rápida dos litígios, com a satisfação do crédito e contribuição para agilizar a tramitação processual nas Varas”, explicou.

Meta do CNJ

A participação na XVI Semana Nacional da Conciliação foi recomendada por meio do Ato nº 56/2021 e tem o objetivo de estimular os meios consensuais de pacificação social, solução e prevenção de litígios. O esforço objetiva, também, o cumprimento da Meta 5/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Meta impõe ao STJ, TST, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Militar da União e dos Estados a redução da taxa de congestionamento. À Justiça do Trabalho compete reduzir a taxa de congestionamento líquida em 2 pontos percentuais, exceto execuções fiscais, em relação à 2019. A campanha, promovida anualmente pelo CNJ desde 2006, é um esforço concentrado do Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de maneira harmoniosa.


Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social  TRT -13