Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Extensões do Firefox desenvolvidas pelo TRT-13 estão disponíveis para usuários de todos os TRTs
Conteúdo

Notícias

Extensões do Firefox desenvolvidas pelo TRT-13 estão disponíveis para usuários de todos os TRTs

Assistentes mantêm formatação em textos passados para sistemas como PJe e PROAD, evitando retrabalho
publicado: 12/05/2022 11h26 última modificação: 13/05/2022 11h00

Plugins.jpeg

O público geral já tem acesso a ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Tratam-se dos plugins de assistentes de cópia destinados a facilitar a submissão de textos às plataformas Processo Administrativo Eletrônico (PROAD) e Processo Judicial Eletrônico (PJe). Ambos estão disponíveis única e exclusivamente no navegador Mozilla Firefox e podem ser baixados gratuitamente.

O plugin permite a cópia de textos produzidos em programas como LibreOffice ou no Google Docs para os sistemas administrativos e judiciais eletrônicos usados nos tribunais trabalhistas de todo o país, sem perda de formatação ou de caracteres especiais. Para instalá-lo, basta acessar a seção de Extensões e Temas do Mozilla Firefox, procurar pelo Assistente de Cópia PROAD ou pelo Assistente de Cópia PJe e realizar a instalação.

As ferramentas são soluções criadas durante o projeto de Transformação Digital, no ciclo de inovação do gabinete do desembargador Wolney Macedo, resultado do Laboratório de Inovação (Labor). O gestor do projeto de Transformação Digital, Marcelo Moura, enfatizou a importância deste tipo de iniciativa. “Os plugins foram criados para sanar necessidades internas do TRT-13, mas pensamos que esse tipo de solução pode servir para qualquer setor da Justiça do Trabalho que utiliza os sistemas do PROAD e do PJe”, afirmou.

A ideia do plugin é evitar o retrabalho e otimizar o tempo de trabalho dos servidores, agilizando os processos e evitando desgaste. Curiosamente, o desenvolvimento dos plugins acabou sendo uma demonstração prática do propósito do Laboratório de Inovação. “No Labor, estamos sempre pensando em como criar soluções tecnológicas para evitar que os servidores tenham que investir energia em processos desnecessariamente. O plugin do PJe foi criado com este intuito e, quando uma demanda semelhante foi solicitada pelos usuários do PROAD, percebemos que já tínhamos esta solução. Ao invés de criarmos uma aplicação do zero, adaptamos o sistema do assistente de cópia do PJe e o adequamos às necessidades do PROAD”, apontou Marcelo Moura.

É importante lembrar que o plugin funciona apenas no Mozilla Firefox, ou seja, navegadores como Google Chrome ou Microsoft Edge não dispõem da ferramenta. Qualquer pessoa pode acessá-lo e, caso ainda reste alguma dúvida ou queira enviar sugestões para a melhoria do serviço, basta enviar uma mensagem através do e-mail labor@trt13.jus.br.


André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13