Notícias
Fórum Irineu Joffily passará por reforma e duas unidades judiciárias vão funcionar em outros pavimentos
Para melhor atender ao público interno e aos jurisdicionados, o Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, passará por uma reforma das instalações, com previsão de conclusão para dezembro deste ano. As obras serão concentradas no térreo e no primeiro andar, afetando, principalmente, as 1ª e 2ª Varas do Trabalho. Como forma de manter o atendimento da melhor maneira possível, as unidades serão transferidas para outros pavimentos.
A 1ª Vara do Trabalho de Campina Grande funcionará, provisoriamente, no 5º andar do prédio principal, compartilhando o espaço com a 5ª VT. Por sua vez, a 2ª VT compartilhará o espaço utilizado pela 4ª Vara do Trabalho de Campina Grande, que fica no 4º andar do prédio principal. O funcionamento provisório das unidades judiciárias foi autorizado por meio do Ato Conjunto TRT13.SGP.SCR n.º 002/2025.
O documento autoriza, também, de maneira excepcional, o teletrabalho dos(as) servidores(as) das 1ª, 2ª, 4ª e 5ª Varas do Trabalho de Campina Grande, a critério dos(as) gestores(as) das unidades, durante o período da reforma. Fica permitido o teletrabalho acima do percentual estabelecido na Resolução Administrativa TRT13 N.º 026/2025, desde que mantida a capacidade plena de funcionamento dos setores em que haja atendimento ao público externo e interno.
O ato conjunto recomenda, ainda, que os(as) magistrados(as) concentrem as audiências para o período da manhã. Segundo explicou a diretora do fórum, juíza do trabalho Ana Paula Campos, o projeto de reforma prevê a modernização da portaria do prédio do Fórum, para garantir maior segurança, e ampliação do espaço da Cenaten, para proporcionar maior conforto no atendimento ao público.
Além disso, serão criados novos ambientes como a sala da OAB, sala para realização de perícias, sala para os servidores aposentados e sala para amamentação. O Fórum contará ainda com espaço destinado ao Cejusc, a fim de fomentar a política conciliatória nacional.
“Apesar dos transtornos que uma reforma do porte causam, o fato é que as melhorias serão significativas e buscam a excelência dos serviços oferecidos. É uma excelente iniciativa da gestão atual, pois atende a necessidade não só de manutenção do prédio do Fórum, mas, sobretudo, visa ao atendimento das necessidades emergentes, no intuito de oferecer o melhor à comunidade que gira em torno do Poder Judiciário do Trabalho de Campina Grande”, pontuou a diretora do Fórum Irineu Joffily.
Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br