Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Igualdade de gênero: abertas inscrições para hackathon com equipes de mulheres
Conteúdo

Notícias

Igualdade de gênero: abertas inscrições para hackathon com equipes de mulheres

Promovido pelo Hub de Inovação de João Pessoa, Hack@Power 2023 será realizado de 15 a 17 de abril
publicado: 29/03/2023 20h42 última modificação: 21/07/2023 14h34


Inscricoes Hackaton.jpegJá estão abertas as inscrições para o Hack@Power 2023, uma competição de desenvolvimento de protótipos digitais no qual participarão equipes formadas apenas por mulheres. O hackathon, que será promovido pelo Hub de Inovação Farol Digital de João Pessoa, em colaboração com o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Sebrae/PB e o projeto Meninas na Ciência da Computação (MCC) da UFPB, ocorrerá de 15 a 17 de abril.

De acordo com o regulamento do evento, o objetivo é construir soluções inovadoras de forma aberta e colaborativa com a sociedade, de modo a solucionar os problemas nos eixos de inclusão, sustentabilidade e empregabilidade. Ao mesmo tempo, o hackathon contribuirá para a promoção da igualdade de gênero e redução do déficit de mulheres na área de tecnologia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por equipes de mulheres com idade entre 14 e 25 anos que estejam devidamente matriculadas em uma instituição de ensino e cursando o ensino médio, técnico, tecnológico ou superior. Cada equipe pode ter de 3 a 5 participantes, totalizando 100 mulheres inscritas. A quantidade de vagas é limitada.

“Por meio do hackathon, queremos estimular as mulheres a enveredar no caminho da tecnologia. Um estudo feito pela professora Josilene Moreira aponta que, do total de estudantes do curso de Ciências da Computação na UFPB, apenas 14% são mulheres. Não há como promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho se as mulheres não estão nos cursos. Então, queremos mostrar que esse lugar também é das mulheres”, afirmou o responsável pela Divisão de Inovação do TRT-13, Marcelo Moura.

Preocupado com as formas de incluir as mulheres na área de tecnologia, o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade, integrou a delegação brasileira presente na 67th Commission on the Status of Women (Comissão da ONU Sobre a Situação das Mulheres), na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. Na ocasião, ele buscou mais informações sobre o STEM, um acrônimo para “science, technology, engineering and mathematics”, que representa um sistema de aprendizado científico, o qual agrupa disciplinas educacionais em “ciência, tecnologia, engenharia e matemática” (CTEM).

Programação

O hackathon terá início no dia 15, no formato presencial, e será realizado no Sectras. Neste primeiro dia, será o momento para a escolha do desafio, ideação e modelagem da solução, bem como elaboração do protótipo. Já no dia 16, a maratona terá continuação no formato online, com a finalização e envio do protótipo, além do envio do pitch.

No dia 17, o evento retomará a realização presencial, desta vez no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. Na ocasião, além de palestras e mesas redondas abordando temas como empreendedorismo, empoderamento e mercado de trabalho, serão reveladas as equipes com as melhores soluções apresentadas. O evento premiará, em dinheiro, as três melhores equipes. 

#PraTodosVerem: Nesta matéria há uma figura nas cores rosa, azul e bege e informações sobre as inscrições do evento Hackathon. 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: