Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Inédito em João Pessoa: Corrida 10 Milhas do Trabalho terá largada exclusiva para pets e tutores
Conteúdo

Notícias

Inédito em João Pessoa: Corrida 10 Milhas do Trabalho terá largada exclusiva para pets e tutores

Parceria com Go Dogs e TRCrono incentiva a prática do canicross
publicado: 27/04/2022 14h36 última modificação: 28/04/2022 14h03

Uma largada, no mínimo, inusitada. Esta é a ideia dos organizadores da Corrida 10 Milhas do Trabalho, que será realizada no próximo domingo, dia 1º de maio, e contará com um feito inédito em corridas de rua em João Pessoa: tutores e pets praticantes de canicross serão os primeiros a largarem no evento, a partir das 5h45. Ao todo, nove duplas estão inscritas para o evento até agora. A iniciativa tem o propósito de incluir e inovar nas corridas da Capital, por meio da integração entre diferentes modalidades esportivas.

A novidade resultou de parceria entre a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra13) e o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), organizadoras da corrida, a TRCrono e a equipe Go Dogs, assessoria esportiva especializada da Capital. De acordo com a fundadora da equipe, Eryka Santos, que correrá com a cadela Frydda, a iniciativa representa uma inovação no conceito de corridas de rua em João Pessoa.

Segundo explicou, a largada seguirá as regras propostas pela Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES), ou seja, de forma individual para as duplas e com um tempo de diferença de 15 segundos entre cada uma, além de distanciamento entre os cães, para evitar possíveis conflitos, e saída de acordo com o pace (ritmo).

“A equipe fica muito grata pelo espaço dado dentro desta prova pelos organizadores. A valorização do esporte como promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar é fundamental para a divulgação dos esportes de modo geral e a conscientização da população em relação à prática esportiva. Quem ama corrida e pets, fica encantado com as possibilidades de participar das corridas com seu cão. Os cães nos fazem ter ainda mais vontade de pôr o tênis e sair para treinar. Eles são grandes incentivadores da prática esportiva”, destacou.

Para o juiz do trabalho George Coelho, que integra a equipe de organizadores da corrida, a diversidade e quantidade de atrações previstas para o momento só engrandecem o evento. “Já era de interesse do pessoal da Canicross organizar uma corrida própria para os cachorros e nós, até para incentivá-los para seu evento próprio, fizemos o convite para agregar ao nosso. No fim das contas, os pets fazem parte de nosso cotidiano e a participação deles na corrida vai torná-la mais divertida e descontraída”, avaliou.

Canicross1.jpeg

O que é?

Conforme explicou a fundadora da equipe Go Dogs, Eryka Santos, o mushing urbano (esportes tracionados por cães) cresceu em popularidade ao longo dos anos, mas atualmente é mais conhecido como canicross, junção dos termos canino e cross country. “Ele é praticado por todos os tipos de pessoas e todas as raças de cães. A principal diferença entre o canicross e simplesmente correr com o cão é que o cão fica preso à cintura do corredor com uma coleira de bungee (elástica). Dessa forma, sempre que o corredor está com os pés fora do chão, o cão puxa o corredor para frente no arnês (peitoral de tração), fazendo parecer que se está voando”, esclareceu.

Em João Pessoa, segundo relatou, a prática com uma assessoria esportiva especializada iniciou em fevereiro deste ano. “Já contamos com cerca de 20 duplas em nossa equipe e estamos crescendo a cada dia, com a maior visibilidade do esporte”, disse. O equipamento de canicross obrigatório inclui o arnes (peitoral de tração) ou H, guia elástica e um cinto de tração no tutor. Corredores que usam a guia na mão não se enquadram na modalidade.

Dia do Trabalho

A Corrida 10 Milhas do Trabalho, que será promovida como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho para o cidadão, bem como aproximar a Justiça do Trabalho dos jurisdicionados, ocorrerá na Estação Ciências, em João Pessoa, com largada prevista para às 5h45. Os atletas poderão percorrer uma das três distâncias: 16 quilômetros, que equivalem a 10 milhas, 10 e 5 quilômetros. As inscrições para o lote extra ainda podem ser feitas, bastando clicar aqui. Os valores são os mesmos do terceiro lote, ou seja, variam de R$ 60 a R$ 89, dependendo da categoria.

Recomendações aos atletas de canicross:

- Cada dupla será responsável por recolher a sujeira do cão. Levar saquinhos;

- Levar um pote para hidratar o seu cão se achar necessário no percurso, assim como água;

- Ritmo de prova (pace) é ditado pela capacidade do cão, proibido forçá-lo para conseguir mais velocidade;

- Nada de puxões, a não ser para proteger o cão de riscos ou evitar acidentes;

- Utilizar a camiseta do evento, assim como o número de peito;

- Atenção: não alimentar o cão antes da prova. É preferível que corram em jejum. Aos humanos, recomenda-se comer algo leve;

- Se o cão estiver muito ofegante, é preferível aguardar alguns minutos para regular a respiração e só após oferecer água em pequenas quantidades;

- Atenção aos sinais de hipertermia;

- Cães reativos devem utilizar a bandana amarela.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13